Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Em meio ao caos

Goiano cria projeto de intervenção urbana através do yoga

Objetivo é repensar o cotidiano | 08.01.15 - 11:01 Goiano cria projeto de intervenção urbana através do yoga (Foto: Rafaella Pessoa)

Lorena Lara

Goiânia - Dez anos de prática de yoga geraram em Ciro Castro a necessidade de juntar a calma das posturas e meditação com o caos da cidade grande. Professor de yoga, Ciro criou em abril de 2014 o projeto Yoga na Rua, que insere os asanas (posturas) no cenário das cidades como intervenção urbana.
 

(Foto: Rafaella Pessoa)
 
"Percebi que os asanas estavam sempre relacionadas à natureza, praias, montanhas e afins. Com o tempo, senti a necessidade de inserir essas posturas no meio urbano", explica.
 
A ideia inicial era sair por São Paulo, onde Ciro mora, e "abrir o tapetinho pelas ruas, praças e avenidas", revela. Natural de Goiânia, o professor esteve na cidade há algum tempo e aproveitou para fazer um ensaio.
 

(Foto: Rafaella Pessoa)
 
Ele explica que a essência do projeto e unir caos e serenidade. "Uso o yoga para causar contraste com a fuligem, a sujeira, o agito dos grandes centros urbanos", ressalta. As fotos são sempre divulgadas no site do Yoga na Rua.
 
As fotos são sempre registradas em regiões centrais das cidades, locais mais movimentados. A ideia é fazer com que as pessoas percebam que foco, introspecção e serenidade devem estar no cotidiano, mesmo que os espaços das cidades sejam pouco propícios para isso.
 
Para o futuro, Ciro planeja continuar por outras capitais brasileira. O professor diz ainda que convida outros praticantes do yoga para registrar seus asanas pelas ruas, através da hashtag #projetoyoganarua.
 

(Foto: Rafaella Pessoa)
 
Questionado sobre os olhares que a prática do yoga pode causar em plena Avenida Anhanguera, Ciro diz que muitas pessoas vêm conversar e se interessam. "Tem gente que acha engraçado, outros até tiram onda. Muitos conhecem o yoga e param para olhar e conversar", revela.
 
Além do incentivo à meditação em meio ao caos urbano, o projeto também busca o incentivo à prática do yoga. "É meu desejo. Mas, se pelo menos eu fizer com que as pessoas repensem a maneira como convivemos com os meios urbanos e uns com os outros, já será um feito muito bacana".

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 11.01.2015 17:48 Ciro Castro

    De pronto agradeço os elogios e por que nao as criticas. Lembro os amigos que o yoga nao funciona como um esporte onde existem profissionais e amadores, tampouco existem posturas mais evoluidas ou avançadas que outras. O yoga é uma prática de cunho pessoal, de auto conhecimento e as posturas sao apenas um pequeno pedaço dessa vasta prática.

  • 11.01.2015 08:55 Pamora Amparo

    Gostei muito da matéria.

  • 11.01.2015 08:53 João

    Gente, quanta inveja. Deixem o cara e tentem fazer igual ou melhor

  • 09.01.2015 20:15 Karina

    Não intervem porra nenhuma... 10 anos de yoga e as posições tão amadoras

  • 09.01.2015 20:12 Rafael

    Ridiculo

  • 08.01.2015 23:13 Camila Pessoa

    Em Goiânia já existem também outros movimentos nesse sentido...todo início de mês, por exemplo, fazemos aulas gratuitas no parque Areião, projeto Yoga no Parque. Inclusive este domingo, dia 11/01, teremos aula, às 10:00h em frentr ao lago. Segue link do evento nas redes sociais: https://www.facebook.com/events/1071971489495441/

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351