Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

audiovisual

Mostra Manifesto celebra cinema indígena no Centro Cultural UFG em Goiânia

Festival percorre outras 4 cidades do estado | 17.04.24 - 19:50 Mostra Manifesto celebra cinema indígena no Centro Cultural UFG em Goiânia CENA DO DOCUMENTÁRIO 'YAÕKWA', QUE ABRE A MOSTRA (FOTO: DIVULGAÇÃO)
 
A Redação
 
Goiânia – A partir desta quarta-feira (17/4), o Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, será palco da celebração da produção audiovisual indígena. É que o local recebe, até sexta-feira (19/4) e com entrada gratuita, a 2ª edição da 'Manifesto - Mostra Dom Tomás Balduíno de Cinema Indígena' - iniciativa que integra a programação oficial da Semana dos Povos Indígenas, promovida pela  Pontifícia Universidade Católica (PUC Goiás).

Nesta quinta-feira (18/4), o evento promove a roda de conversa com o tema "Vozes de Vanguarda, Memória e Descontinuidade" com a participação dos colunistas do jornal A Redação, Pedro Novaes e João Novaes, além do professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Uelinton Barbosa Rodrigues. O debate ocorre às 17h30.

Com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o festival foi criado para comemorar o Centenário de Dom Tomás Balduíno, um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e defensor histórico de direitos humanos na América Latina. O objetivo é valorizar o seu legado e dar visibilidade para a produção cinematográfica de realizadores e realizadoras indígenas sobre suas lutas e resistência histórica.

Abrindo os trabalhos, o público pode conferir os documentários “Yaõkwa – Imagem e Memória” e “Avá Canoeiro – A Teia do Povo Invisível”. O primeiro, com direção de Vincent Carelli e Rita Carelli (Pernambuco/2020), apresenta o reencontro do povo Enawenê Nawê, com o ritual Yaõkwa, filmado ao longo de 15 anos pelo projeto Vídeo nas Aldeias. O filme registra as reações deste povo no reencontro com parentes falecidos, costumes esquecidos e preciosos cantos rituais em uma emocionante exibição na aldeia.
 
Já Avá Canoeiro, com direção de Mara Moreira (Goiás), foi realizado entre 2005 e 2006, e traz cenas raras do Povo Avá Canoeiro, de Goiás, vítima de um dos massacres mais cruéis contra povos indígenas brasileiros, restando apenas alguns sobreviventes. 

Logo mais, às 20h40, uma roda de conversa, com o tema GOIÁS - TERRITÓRIOS INVISÍVEIS E APAGAMENTO HISTÓRICO, e vai reunir Kamutadja Avá Canoeiro, liderança indígena do povo Avá, o antropóloga Rosani Moreira Leitão e a missionária do CIMI, Sara Sanchez.  A programção completa pode ser conferida no Instagram do projeto. 
 
A Mostra Manifesto, com um forte olhar político e decolonial, percorrerá ainda os municípios goianos de Catalão, Quirinópolis e Corumbá de Goiás, além da cidade de Uberlândia (MG). A programação é composta por um conjunto de obras expressivas do pensamento e cosmovisão de artistas indígenas do audiovisual, garantindo um contraponto à hegemonia branca no cinema brasileiro.

A idealização é de Claudia Nunes e Erico Rassi. A realização é da Vietnam Filmes, Balaio Produções e Comitê de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno.
 
Quem foi Dom Tomás
Dom Tomás Balduino nasceu em Posse, Goiás, no dia 31 de dezembro de 1922, e morreu em 2 de maio de 2014, aos 91 anos. O frade dominicano foi parte importante da história das lutas populares no Brasil e na América Latina. Filósofo e mestre em Antropologia e Linguística, o bispo emérito da Cidade de Goiás lutou por toda sua vida por justiça social, pelos direitos dos povos indígenas, camponeses, trabalhadores sem terra, e das demais comunidades tradicionais.
 
Serviço: Manifesto - Mostra Dom Tomás Balduíno de Cinema Indígena
Entrada franca
Data: 17 a 19 de abril de 2024
(Programação oficial da Semana dos Povos Indígenas da PUC Goiás)
Local: Centro Cultural UFG (Praça Universitária)

Leia mais
8º Icumam Lab promove em Nerópolis palestra sobre a série ‘Cangaço Novo’

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351