Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

100 anos do eterno caipira

Retrospectiva comemora centenário de nascimento de Mazzaropi

Mostra vai até 15 de abril, na Cinemateca | 03.04.12 - 11:23 Retrospectiva comemora centenário de nascimento de Mazzaropi Mazzaropi como Jeca Tatu no filme O Corintiano (1966) na mostra da Cinemateca (Foto: divulgação)
Yuri Lopes

A Cinemateca Brasileira começou nesta terça-feira (3/4) as comemorações do centenário de nascimento do humorista e diretor de cinema Amácio Mazzaropi com uma retrospectiva da vida e da obra do artista. O primeiro longa de Mazzaropi, Sai da Frente (1952), bem como quatro filmes que foram restaurados há pouco tempo, serão exibidos. Entre eles estão Zé do Periquito (1960) e O Corintiano (1966). A mostra vai até o dia 15 de abril. 
 
Mazzaropi nasceu em São Paulo, mas se mudou ainda criança para Taubaté, onde entrou de vez no mundo das artes. Trabalhou em circo, teatro, rádio, televisão e, por último, no cinema. Foi na sétima arte que Mazzaropi produziu seus maiores sucessos. Ao longo de 30 anos, atuou e dirigiu 32 filmes. 
 
As comemorações do centenário de Mazzaropi também vão acontecer em Taubaté, onde será realizada, de nove a 13 de abril, uma programação que inclui shows, debates, exposição e apresentação de filmes em praça pública. A programação pode ser conferida no site www.centenariomazzaropi.com.br . 
 
O filho de criação de Mazzaropi, André Luiz de Toledo, adiantou à Folha de São Paulo que que ainda em 2012 serão feitos dois filmes sobre o famoso caipira. 
 
Serviço: 
Mostra Centenário de Mazzaropi
Quando: De 3 a 15/4
Onde: Cinemateca Brasileira, Lgo. Senador Raul Cardoso, 207
Quanto: R$ 8
Classificação: Livre
Mais informações:  (11) 3512-6111
 
Veja o trailer de O Corintiano, um dos filmes exibidos na mostra que começa nesta terça.
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 06.04.2012 05:08 Museu Mazzaropi

    Um bom caminho para conhecer a história de Amacio Mazzaropi, o imortal Jeca do cinema nacional, é o Instituto Mazzaropi (www.institutomazzaropi.org.br), responsável pela administração do Museu Mazzaropi e por outros projetos como a biografia “Sai da Frente! A vida e a obra de Mazzaropi”, de autoria de Marcela Matos, entre outros. São quase 20 anos de pesquisas, coleta de dados, fotografias e documentos. Um acervo valioso para quem quer conhecer mais detalhes da carreira, da história e do sucesso de Mazzaropi.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351