Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Ricardo Bairos
Ricardo Bairos

Jornalista brasileiro radicado em Nova York há 15 anos. / atendimento@aredacao.com.br

Nova York

Cristóvão Colombo na sala de estar

| 09.10.12 - 20:40
Nova York - Um monumento pouco conhecido de Nova York virou um dos projetos artísticos de maior sucesso da cidade nos últimos tempos. Neste mês em que é comemorado o aniversário do Descobrimento da América, um artista japonês está promovendo a descoberta de Cristóvão Colombo. Ou melhor, de sua estátua no largo conhecido como Columbus Circle, em uma das esquinas do Central Park. 

Tatzu Nishi, em parceria com a ONG Public Art Fund, colocou a estátua, que fica em uma coluna de granito de mais de 20 metros, na mesa de centro de uma sala de estar. O artista construiu uma grande “living room”, com direito a tapetes, papel de parede, TV de LCD ligada na CNN e alguns sofás e cadeiras, em volta da obra do escultor italiano Gaetano Russo. A estátua de 4 metros de altura foi inaugurada em 1892, no aniversário de 400 anos de sua viagem histórica.

A ideia de Nishi é dar uma nova perspectiva para a obra, que nova-iorquinos e turistas têm que esticar o pescoço para poder ver. O projeto também tem a ver com a experiência surreal de colocar a escultura em um novo contexto. Para visitar a estátua, o público tem de subir seis lances de escada, construídos entre andaimes. De quebra, a sala suspensa tem grandes janelas e pequenas varandas com uma vista bonita do Central Park.
 
Depois do fim do projeto, Colombo passará por uma reforma, com a restauração do mármore e do granito, que estão muito destruídos pelo clima e pela poluição. “Discovering Columbus” estará aberto até 18 de novembro.  Os ingressos, com data e hora marcada, são grátis, mas precisam ser reservados pelo website.



 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 09.10.2012 23:01 jose maria

    acabo de voltar de NY pensando que tinha visto tudo. agora você me dá um motivo pra voltar. obrigado

Sobre o Colunista

Ricardo Bairos
Ricardo Bairos

Jornalista brasileiro radicado em Nova York há 15 anos. / atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351