Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Eleno Mendonça
Eleno Mendonça

Jornalista, consultor de imagem e diretor da Eastside23 Comunicação Corporativa / elenomendonca@uol.com.br

PARA ENTENDER A ECONOMIA

O Cenário no Brasil está, aos poucos, mudando

| 12.12.19 - 15:12
Quando uma agência de risco melhora a nota do Brasil, é como se você estivesse na escola e recebesse uma estrelinha no boletim. Equivale a um elogio, como se eles dissessem parabéns, você está no caminho certo. O Brasil, que já teve o chamado grau de investimento, ou a nota máxima de recomendação internacional para sua situação econômica, com essa classificação recente deu um passo importante nesse sentido.
 
Escrevo sobre isso porque lamentavelmente a mídia em sua média trata muito mal tudo o que pode favorecer a imagem do País. É uma grande pena isso, como se torcessem para o País ter piorados seus indicadores porque sabem que isso afeta negativamente a imagem do presidente Bolsonaro. É muito triste ter que constatar isso.
 
Mas, ao mesmo tempo, vejo que aos poucos, até pela pressão dos fatos, esse cenário está mudando. O Brasil aprovou a reforma da Previdência, quando todos diziam que seria impossível, mexeu em vários outros aspectos e está deixando tudo mais fluído e menos burocrático. Está aos poucos criando as condições para a retomada gradual, o que é muito mais saudável e sem nenhuma medida de exceção, felizmente.
 
O desemprego está caindo, a taxa de inflação continua muito baixa e controlada, os juros são os menores desde 1999, quando se iniciou o regime de metas inflacionárias. Sim, porque o juro real depende da inflação. Com a taxa de juro menor, vários segmentos já começam a se mexer. O setor imobiliário, por exemplo. As pessoas estão se dando conta de que não dá para deixar o dinheiro no banco, o rendimento é muito baixo. Preferem então comprar um imóvel ou entrar num fundo imobiliário. As duas situações mostram ser opções melhores neste momento.
 
Vejam que a economia está entrando nos eixos, que as coisas começam a mostrar sinais positivos e isso é bom. Muitos ainda torcerão o nariz, acham que isso irá favorecer a reeleição do presidente. Bem, eu quero deixar bem claro aqui que a despeito de minhas convicções, aposto primeiro no Brasil. Prefiro andar pelas ruas com segurança, tendo pessoas empregadas à volta, vendo todos podendo comprar coisas para suas casas, meninos e meninas estudando, o País funcionando. Esse é o meu partido há muitos anos, independente de quem seja o titular no governo.
 
Me preocupa a insegurança que a falta de emprego, saúde e educação ajudam a construir, me incomoda a presença crescente de pessoas em situação de miséria, a falta de perspectiva dos jovens e das crianças. No mais, são todos atores passageiros, que dia menos dia saem de cena e dão lugar a outros.
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Eleno Mendonça
Eleno Mendonça

Jornalista, consultor de imagem e diretor da Eastside23 Comunicação Corporativa / elenomendonca@uol.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351