Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Eleno Mendonça
Eleno Mendonça

Jornalista, consultor de imagem e diretor da Eastside23 Comunicação Corporativa / elenomendonca@uol.com.br

PARA ENTENDER A ECONOMIA

Há no ar uma enorme má vontade

| 19.03.19 - 12:45
GoiâniaA ingenuidade ou má vontade na interpretação dos fatos por parte da mídia chega a me espantar. Estamos em meados do terceiro mês de vigência do governo e está sendo feita a primeira incursão estrangeira por parte do presidente, que levou um time de peso. Começa pela escolha do País: o que a imprensa ou parte dela gostaria? Que fôssemos para onde? Para mim, fica claro que é preciso estar na mesma página de grandes nações, como os Estados Unidos, China, Alemanha, Japão, França, Inglaterra. Se queremos buscar parcerias importantes, voltarmos a ter o respeito mundial, temos de andar em boas companhias. Isso aprendi ainda criança.
 
O Brasil precisa ampliar sua pauta de exportações, precisa fazer com que a ociosidade nas nossas indústrias seja preenchida, precisa criar empregos, precisa de acesso às tecnologias. A assinatura para o lançamento de foguetes em Alcântara, por exemplo, abre a perspectiva para que várias outras nações entrem nessa espécie de condomínio, permite acesso à importação de peças dos EUA por parte do Brasil e certamente possibilita o desenvolvimento regional. Do ponto de vista estratégico, temos capacidade suficiente para monitorar tudo isso. Mas a maioria só enxerga um ataque à soberania. O nosso problema é pensarmos sempre da forma mais imediatista.
 
O ministro Paulo Guedes, da Fazenda, definiu bem as coisas: amamos os Estados Unidos, mas precisamos de contrapartidas. Me parece extremamente óbvio que o governo está tentando mostrar a Trump que tem boa vontade, que está fazendo coisas para acenar nesse sentido. Mas é um namoro, é preciso que haja correspondência. Espera-se, por esses dias da viagem ou mais para a frente, que se anuncie algum tipo de vantagem ao Brasil. É como você sair para jantar com um amigo. Você paga a conta uma, duas, três vezes. Se na quarta a pessoa não se coçar, fica claro que o movimento não é correspondido. Melhor trocar de amizade.
 
Mas, no noticiário e nas redes sociais se leva tudo a ferro e fogo. Há a manutenção de um ambiente de Fla-Flu, infelizmente. Os amigos do Ministério Público contra dos amigos do Supremo, quando sabemos todos que nos dois lados há exageros e coisas erradas. Se queremos passar o Brasil a limpo, se queremos um País melhor, temos verdadeiramente de mudar a forma de pensar. Eu conheço dezenas de pessoas, muitas das quais escrevendo em jornais, que pensam e torcem para que o governo não dê certo, que enfie os pés pelas mãos, que não aprenda com os enormes erros que comete, que siga falando e fazendo bobagem, que a economia siga patinando. 
 
O que essas pessoas não se dão conta é que o Brasil não precisa disso. Que se isso acontecer teremos todos muitos problemas, mais ainda que os atuais. Teremos mais gente nas ruas, um País cada vez mais feio e malcuidado, com falta de emprego e um ambiente de desesperança. Eu penso totalmente diferente. Não quero isso para meus filhos e netos, quero poder sair, passear, comprar, viajar, gastar e sorrir. Estou literalmente me lixando para quem está no governo, mas quero que ele acerte.
 
Há um mal humor crescente e, pior de tudo, uma má vontade gigantesca.  Sem quebrar essas resistências, que para mim são burras, não chegaremos a nada. Temos de criticar sim, no sentido de promover a verdade e o encaminhamento de soluções, mais que isso vira ideologia. E sou do tempo que o jornalista tinha sim partido, mas no exercício da profissão mantinha a imparcialidade a análise fria dos fatos.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Eleno Mendonça
Eleno Mendonça

Jornalista, consultor de imagem e diretor da Eastside23 Comunicação Corporativa / elenomendonca@uol.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351