São Paulo – A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse nesta segunda-feira (19/1), a uma delegação bipartidária do Congresso dos EUA que as novas tarifas relacionadas a questão da Groenlândia vão contra os interesses comerciais e de investimentos de ambos. A reunião com os legisladores ocorreu nos arredores do Fórum Econômico Mundial, em Davos.
“Discutimos o comércio e os investimentos transatlânticos”, disse a presidente do braço executivo da União Europeia (UE), em publicação no X após o encontro.
Von der Leyen também disse que reiterou às autoridades dos EUA a necessidade de respeitar a soberania da Groenlândia e da Dinamarca, afirmando que esse ponto é fundamental para a relação entre europeus e americanos.
No sábado, o presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de 10% a oito países da região para pressionar a aquisição da ilha autônoma.
“A União Europeia continua pronta para trabalhar em estreita colaboração com os Estados Unidos, a Otan e outros aliados, em cooperação próxima com a Dinamarca, para avançar nossos interesses comuns de segurança”, defendeu ela.
Sobre a Ucrânia, Von der Leyen disse que o encontro com as autoridades visou a busca por uma “paz justa e duradoura” na região e frisou a importância das boas relações da UE com os Estados Unidos para firmar garantias de segurança. (Agência Estado)
In Davos, I met with a bipartisan delegation from the United States Congress.
We discussed our shared efforts to achieve a just and lasting peace in Ukraine.
This process benefits from strong EU–US coordination, from security guarantees to a pathway to prosperity.
I also… pic.twitter.com/X5IlrcnLy6
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) January 19, 2026
