Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Taxa de incidência local é a 2ª maior do País | 16.11.21 - 15:39
(Foto: Niaid)
Théo Mariano
Goiânia - Goiás é o terceiro Estado que mais registrou até agora mortes por dengue em 2021. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde, no boletim epidemiológico "Monitoramento dos casos de arboviroses urbanas por vírus transmitidos pelo mosquito Aedes", publicado neste mês. Segundo os números apresentados, foram contabilizadas, até a semana 44 deste ano, 20 óbitos por dengue no território goiano. Apenas São Paulo e Paraná registraram marcas superiores, com 53 e 28 respectivamente.
Em todo o País, foram confirmados 209 mortes por dengue desde o início do ano. Se utilizarmos os dados comparados, quase 10% das mortes foram em Goiás - que abriga cerca de 3,3% da população nacional. Em relação á taxa de incidência, ainda conforme os dados do Ministério da Saúde, o Estado figura na segunda colocação entre os entes federativos brasileiros, com 622 casos a cada 100 mil habitantes. Este número é quase três vezes maior que a média nacional e fica atrás apenas do Acre, que registra 1.524,1 casos por 100 mil habitantes.
A Região Centro-Oeste é a mais atingida pelos casos de dengue em todo o País. Como mostra o Ministério da Saúde, a taxa de incidência regional é de 513,8 casos por 100 mil habitantes. Para efeito de comparação, a região Sul, que figura na sequência como segunda colocada, tem 218 casos por 100 mil habitantes. Diante deste cenário, a pasta do governo federal recomenda "implementar ações para redução de casos e investigação detalhada dos óbitos, para subsidiar o monitoramento e assistência dos casos graves e evitar novas mortes".