Os participantes puderam se divertir, conversar, conhecer Goiânia por uma nova ótica e socializar. João Fábio Almeida Ferreira, gerente comercial e de nicho de marca da Cervejaria Biomma, explica que o ônibus foi pensado para trazer essa experiência para além da cerveja de boa qualidade. “Nosso lema é ‘Beba menos, mas beba melhor’, e o universo da cerveja artesanal está aberto para novas vivências. Temos uma rota no ônibus que passa em vários bares”, disse. João enfatizou que a Rota Cervejeira será um incremento na economia desses negócios que estão na luta pelo reconhecimento.
Para a gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho, os Roteiros Turísticos e Gastronômicos são iniciativas que buscam fomentar novos produtos e experiências turísticas na capital. “O turismo cervejeiro é crescente no Brasil e no mundo e cada vez mais empreendedores investem na produção do produto artesanal. A rota destaca os principais pontos que trabalham com marcas goianas, incluindo cervejarias, brewpubs e pontos de venda. A ideia é também levar os turistas para acompanhar a produção de uma cerveja, conhecer cervejarias locais e bares especializados, ampliar o network entre os empresários, promover a degustação, e com isso fazer girar a economia nesse segmento”, explicou.
O brinde que simbolizou o lançamento da Rota Cervejeira aconteceu no Festival Parada Beer, que ofereceu mais de cem rótulos de cervejarias locais e nacionais, distribuídos em 20 estandes. Estavam presentes os organizadores do festival, equipe do Sebrae, convidados, parceiros e proprietários das cervejarias artesanais que fazem parte da rota: Ambar Malte e Lúpulo, Asturia, Brauhaus, Cavalo Louco Rock Bar, Parada 21, Biomma Park, Épica, Dona Lupulina, Lado Leste, Lola Brewpub, Cervejaria Dias, Colombina GastroPub e Cervejaria Cavalo Louco.
Tiago Franco, realizador do Parada Beer e proprietário da Parada 21, ressaltou que a Rota Cervejeira de Goiânia e Aparecida de Goiânia é muito propícia para essa região que apresenta em maior parte do ano tempo quente. “Uma vantagem e um atrativo para que outras cervejarias do Sul e do Sudeste queiram se instalar aqui e fortalecer ainda mais o setor, que gera renda e emprego”, afirmou. Para ele, a cerveja artesanal trabalha a experiência em várias etapas, desde o visual, o olfato e o paladar, o que considera um diferencial.
A Rota Cervejeira foi realizada pelo Sebrae Goiás, com apoio da Agência Municipal de Turismo Eventos e Lazer (Agetul), Goiás Turismo, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-GO), Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) e Goiânia Convention & Visitors Bureau. A formatação da rota também contou com a participação das consultoras especializadas Patricia Ferreira Garcia e Cynthia Maria Bretas Vasconcelos.
Gustavo Faria, diretor de Fomento ao Turismo da Goiás Turismo acrescenta que Goiânia é considerada uma cidade hospitaleira. “Com essa vantagem de acolhermos bem os visitantes, a rota se torna mais um motivo para que eles venham para a capital e para Aparecida de Goiânia. Esse novo produto viabiliza o estado na promoção e visibilidade tanto dos empreendimentos que fazem parte como do turismo gastronômico. Com certeza será mais um importante atrativo”, explicou.
O desenvolvimento de novos roteiros turísticos com foco na gastronomia, segundo o presidente da Abrasel-GO, Danillo Ramos, é muito importante para promoção das empresas locais, produtoras de serviços que movimentam a cadeia de negócios, que vão desde os produtores de insumos até os bares e restaurantes. “Os produtores de cervejas artesanais têm uma contribuição relevante no desenvolvimento da economia, e é preciso mostrar para todos que em Goiás há produtos de qualidade sendo produzidos”, afirmou.