Logo
Trump (Foto:Jonathan Ernst)
Trump (Foto:Jonathan Ernst)

Trump deu ultimato para Maduro deixar o poder na Venezuela, diz jornal

Foco é o retorno da democracia no País

01.12.2025 - 16:00:15
WhatsAppFacebookLinkedInX

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu que o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, deixasse o país imediatamente em uma ligação entre os dois líderes, de acordo com informações do jornal americano Miami Herald.

A ligação, que ocorreu na semana passada, foi intermediada por Brasil, Catar e Turquia. Durante a conversa, Trump foi direto ao ponto e garantiu que Maduro, sua esposa Cilia Flores e seu filho poderiam partir para o exílio, mas ele teria que renunciar e permitir o retorno da democracia no país.

De acordo com o jornal da Flórida, a ligação foi vista como o último esforço de evitar um confronto direto entre Caracas e Washington.

A conversa ocorreu em meio a sinais crescentes de que o governo Trump está preparando operações militares dentro da Venezuela. Washington denominou o Cartel de los Soles como uma organização terrorista e acusou Maduro de liderar o esquema.

Na quinta-feira, 27, Trump afirmou que os esforços contra traficantes de drogas venezuelanos “por terra” começarão “muito em breve”, o que aumentou ainda mais as tensões com Caracas, que alega que a campanha antidrogas americana tem como objetivo na verdade a derrubada do ditador Nicolás Maduro.

“Quase paramos (o narcotráfico). Cerca de 85% do trânsito por via marítima foi interrompido”, disse Trump em uma videochamada de Ação de Graças para as tropas americanas de sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida.

Leia mais:

Kast amplia vantagem sobre Jara na disputa por presidência do Chile, diz pesquisa

Negociação

Segundo o Miami Herald, as conversas não foram para frente por conta de três pontos-chave que Caracas e Washington não conseguiram concordar.

Primeiro, Maduro pediu “anistia global” por quaisquer crimes que ele e seu grupo político tenham cometido. Trump rejeitou a proposta.

Depois, o regime chavista sugeriu que poderia permitir eleições livres na Venezuela em troca de reter o controle das Forças Armadas do país. Washington também negou.

Por fim, as partes discordaram sobre o prazo para a saída de Maduro do poder. Trump queria que o ditador partisse para o exílio imediatamente, mas ele teria recusado.

Vários países foram ventilados como possíveis locais de exílio para Maduro, como Cuba, Irã, Rússia e Turquia.

Fechamento do espaço aéreo

Depois da conversa com Maduro, Trump anunciou no sábado, 29, que companhias aéreas e pilotos deveriam considerar o espaço aéreo da Venezuela totalmente fechado. O aviso foi feito em uma publicação na rede social Truth Social.

“A todas as companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e traficantes de pessoas, por favor considerem o fechamento completo do espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela. Obrigado pela atenção a este assunto!”, escreveu Trump.

Segundo o Miami Herald, o regime chavista tentou organizar outra ligação com Washington depois do anúncio de Trump, mas não obteve resposta.

Ligação

A ligação entre Trump e Maduro foi noticiada pelo jornal americano The New York Times na sexta-feira, 28. No domingo, 30, o republicano confirmou a conversa a repórteres a bordo do Air Force One durante uma viagem de retorno a Washington depois de passar o feriado do Dia de Ação de Graças na Flórida.

“Eu não quero comentar sobre isso. A resposta é sim”, afirmou ele à imprensa, segundo informações da CNN. “Não diria que [a ligação] foi bem ou mal… foi apenas uma chamada telefônica”, completou, ainda de acordo com a rede de televisão.

O jornal informou que o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, um dos principais críticos do regime ditatorial de Maduro, também participou da chamada.

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Agência Estado

*

Postagens Relacionadas
Oriente Médio
27.01.2026
Irã: número de mortos em protestos contra o governo passa dos 6 mil

São Paulo – Subiu para 6.126 o número de mortos em decorrência dos protestos contra o governo iraniano. O novo balanço foi divulgado nesta terça-feira (27/1), pela Agência de Notícias de Ativistas de Direitos Humanos. Segundo a organização, entre os mortos estão, ao menos, 5.777 manifestantes, 214 membros das forças governamentais, 86 crianças e 49 […]

Política
27.01.2026
Caiado não descarta deixar o UB para disputar o Planalto

Ludymila Siqueira Goiânia – O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), não descarta deixar o União Brasil para dar continuidade ao projeto nacional de disputar a Presidência da República. O chefe do Executivo goiano afirmou que já conversou com o presidente da sigla, Antônio Rueda, e também com ACM Neto sobre as possíveis dificuldades do […]

Tempestade
27.01.2026
Nevasca nos EUA deixa 30 mortos e mais de 500 mil pessoas sem energia

São Paulo – Subiu para 30 o número de mortos em decorrência da grande tempestade de inverno que atinge os Estados Unidos há três dias. O saldo foi atualizado pelas autoridades do país no final da noite da segunda-feira (26/1). Além das temperaturas abaixo de zero, mais de 500 mil pessoas estão com o fornecimento […]

gestão
27.01.2026
Daniel Vilela articula aceleração de obras rodoviárias em Goiás

Ludymila Siqueira Goiânia – O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), articula com o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, a aceleração de projetos de infraestrutura rodoviária no Estado. As tratativas têm como objetivo agilizar os processos licitatórios e antecipar o início das obras. Neste ano, Daniel deve protagonizar mais entregas […]

Política
27.01.2026
Caiado vai a São Paulo para conferência sobre investimentos, economia e clima

Ludymila Siqueira  Goiânia – O governador Ronaldo Caiado (UB) vai a São Paulo para participar da 13ª edição da Latin America Investment Conference, que reúne representantes de entidades empresariais para tratar de negócios e economia. O evento ocorre nesta quarta-feira (28/1), no Grand Hyatt Hotel. Com o tema “Construindo o futuro”, a conferência debaterá os principais […]

política
27.01.2026
Fachin defende regras de conduta para o STF: ‘Ou nos limitamos, ou poderá haver limitação de um Poder externo’

Brasília – “Apressa-te devagar”. O paradoxo linguístico, traduzido do latim festina lente, é como o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, define o lema de sua gestão. Em entrevista exclusiva ao Estadão, o ministro explica que tem urgência para institucionalizar novas regras éticas na Corte, mas recusa o atropelo: “Não pode ser de forma […]

2025
27.01.2026
Divulgação do mandato consome R$ 2 milhões da Cota Parlamentar dos vereadores de Goiânia

Samuel Straioto Goiânia – Em 2025, os vereadores de Goiânia desembolsaram R$ 2.005.032,89 com serviços de comunicação, assessoria de imprensa, produção de conteúdo para redes sociais, materiais gráficos e publicidade institucional, ao longo do primeiro ano de vigência do benefício. Os gastos fazem parte da divulgação da atividade parlamentar e representaram a segunda rubrica que […]

Política
26.01.2026
Kajuru revela diagnóstico de Parkinson e avalia candidatura à Câmara dos Deputados por SP

São Paulo – O senador goiano Jorge Kajuru (PSB-GO) revelou nesta segunda-feira (26/1), ter recebido um diagnóstico de Parkinson em dezembro do ano passado. O parlamentar ainda não havia se pronunciado publicamente sobre a doença, mas afirmou que já iniciou o tratamento. Kajuru também avaliou a possibilidade de se candidatar à Câmara dos Deputados por […]