Logo
Transparência Internacional acusa governo Lula de escalada de assédio e cobra retratação (foto: Agência Brasil)
Transparência Internacional acusa governo Lula de escalada de assédio e cobra retratação (foto: Agência Brasil)

Transparência Internacional acusa governo Lula de escalada de assédio e cobra retratação

Estudo apontou falhas no novo PAC

09.01.2026 - 17:31:09
WhatsAppFacebookLinkedInX

Brasília – A Transparência Internacional acusou autoridades brasileiras de promoverem uma escalada de assédio contra sua filial no País após a divulgação de um estudo que apontou falhas de transparência no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Em comunicado internacional divulgado na tarde desta sexta-feira, 9, a ONG afirmou que integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentam deslegitimar e intimidar a entidade por meio de declarações “infundadas e motivadas por interesses políticos”.

A reação ocorreu após a Casa Civil divulgar, na segunda-feira, 5, uma nota em que respondeu ao levantamento da ONG. Na ocasião, o órgão também afirmou que a Transparência Internacional Brasil estaria sob investigação da Polícia Federal (PF).

Segundo a ONG, a alegação de investigação policial não tem qualquer base documental. Não há registros públicos de tal investigação, e a Transparência Internacional Brasil não foi formalmente notificada nem recebeu qualquer documentação oficial”, diz o texto.

Procuradas, a Casa Civil, a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Secretaria-Geral da Presidência não se manifestaram até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.

No comunicado, o presidente da Transparência Internacional, François Valérian, disse que a entidade está firmemente ao lado de sua filial brasileira e cobrou o fim do que chamou de intimidação por parte do governo.

“Organizações da sociedade civil devem poder desempenhar seu papel democrático vital de análise independente e expressão de opiniões críticas sem medo de retaliação, assédio ou criminalização”, afirmou. “Pedimos ao governo brasileiro que cesse o assédio contra nossos colegas.”

Mais cedo, também nesta sexta-feira, a Transparência Internacional enviou uma carta oficial aos ministros Rui Costa (Casa Civil), Vinícius Marques de Carvalho (Controladoria-Geral da União) e Guilherme Boulos (Secretaria-Geral da Presidência) afirmando que o governo federal tentou deslegitimar e atacar a reputação da ONG ao reagir ao estudo sobre o PAC. O documento também é assinado por Valérian.

Na carta, a entidade afirma que, em vez de discutir os dados apresentados no levantamento, o governo optou por desacreditá-la. “Em vez de se envolver de forma substantiva e construtiva com as conclusões e recomendações – destinadas precisamente a ajudar a proteger um programa governamental emblemático contra a corrupção -, o Ministério optou por tentar publicamente deslegitimar o trabalho da organização e atacar sua credibilidade.”, afirma o texto.

A Transparência Internacional acrescenta que a declaração da Casa Civil levanta dúvidas sobre o uso de informações sigilosas ou supostamente privilegiadas para fins políticos. “Isso levanta sérias questões sobre como uma entidade do governo federal poderia alegar ter conhecimento de uma suposta ação policial e se informações confidenciais estão sendo invocadas indevidamente para fins políticos”, diz a carta.

Histórico de ataques

A Transparência Internacional afirma que os episódios fazem parte de um padrão de ataques e tentativas de deslegitimação contra sua filial no Brasil. Segundo a entidade, a Transparência Internacional Brasil vem sofrendo, nos últimos anos, “assédio jurídico sustentado” baseado em acusações falsas sobre sua atuação, seu financiamento e seus vínculos institucionais.

Segundo a Transparência Internacional, em outubro de 2025, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a entidade teria recebido ou administrado recursos provenientes de acordos de leniência no Brasil. A ONG diz que esse tipo de acusação vem sendo reiterado pelo magistrado desde 2019. Após a retomada das declarações, a organização divulgou, em novembro, um comunicado internacional no qual denunciou uma campanha de desinformação e intimidação contra sua filial brasileira.

“Todas as alegações foram categoricamente e repetidamente refutadas – não apenas pela Transparência Internacional em declarações públicas, mas também oficialmente pelas autoridades brasileiras, incluindo membros do Ministério Público Federal, o Procurador-Geral e, mais recentemente, o Tribunal de Contas da União”, dizia o comunicado de outubro de 2025.

A Transparência Internacional também levou os episódios à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que, segundo a carta enviada agora ao governo brasileiro, reconheceu o quadro como um caso grave de criminalização de uma organização da sociedade civil.

O que a ONG cobra do governo

Na carta enviada ao Palácio do Planalto, a Transparência Internacional faz uma série de cobranças formais ao governo brasileiro. A entidade exige que a Casa Civil esclareça e corrija a afirmação de que a Transparência Internacional Brasil estaria sob investigação da Polícia Federal, já que, segundo a ONG, não há qualquer registro público ou notificação oficial nesse sentido.

A organização também cobra que o governo abandone acusações sem fundamento e cesse ataques à reputação de sua filial no País. Além disso, a ONG pede que o governo reafirme, na prática, seu compromisso com a proteção da sociedade civil e da fiscalização independente.

“Continuamos convencidos de que o envolvimento aberto com pesquisas e recomendações baseadas em evidências é a maneira mais eficaz de fortalecer a governança pública e garantir que as principais iniciativas governamentais proporcionem os benefícios pretendidos ao povo brasileiro”, concluiu Valérian.

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Agência Estado

*

Postagens Relacionadas
Política
26.01.2026
Nikolas Ferreira compartilha vídeo que atribui queda de raio em ato político à ‘vontade divina’

São Paulo- O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) divulgou neste domingo, 25, um vídeo em que o coach religioso Lamartine Posella atribui a uma “vontade divina” o raio que atingiu participantes da “Caminhada pela Liberdade”, manifestação organizada pelo parlamentar, em Brasília. No vídeo compartilhado pelo deputado no Instagram, Posella afirma que o episódio não deve […]

política
26.01.2026
Vereadores de Goiânia gastam R$ 5,4 milhões com cota parlamentar

Samuel Straioto Goiânia – Os 37 vereadores do município de Goiânia registraram um gasto total de R$ 5.437.844,66 com a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap) durante o ano de 2025, primeiro exercício de vigência do benefício na capital goiana. O levantamento feito pelo jornal A Redação, baseado em dados oficiais da Casa, […]

Caminhada
25.01.2026
Nikolas cobra Alcolumbre por CPI do Master e critica Lulinha durante ato em Brasília

Brasília – O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) cobrou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), por não abrir uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o Banco Master. Além disso, criticou Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Antes da chegada de Nikolas, […]

Política
25.01.2026
Caminhada de Nikolas Ferreira passa por cidades goianas e chega a Brasília para ato pró-Bolsonaro

A Redação  Goiânia – A caminhada organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) passou por cidades goianas no Entorno do Distrito Federal no sábado (24/1) e chega a Brasília neste domingo (25) para ato pró-Bolsonaro. Apoioadores e outros atores políticos acompanham a manifestação, que começou na segunda-feira (19) em em Paracatu, interior de Minas Gerais. […]

Política
24.01.2026
Lula diz estar ‘indignado’ com captura de Maduro pelos EUA

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou nesta sexta-feira, 23, forte insatisfação com a operação militar conduzida pelos Estados Unidos que resultou na captura do líder venezuelano Nicolás Maduro. A declaração foi feita durante o 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), realizado em Salvador. “Sinceramente, eu […]

Política
24.01.2026
CNI aposta em ‘terrorismo econômico’ ao apontar custos do fim da escala 6×1, diz Boulos

São Paulo – O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, criticou a entrevista do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, em postagem no X neste sábado (24/1). Segundo Boulos, Alban faz “terrorismo econômico” ao afirmar que o custo do fim da escala 6×1 será repassado para o consumidor. “O presidente da […]

POLÍTICA
24.01.2026
Pré-candidatos ao Governo de Goiás intensificam articulações com estratégias distintas

Samuel Straioto Goiânia – A corrida ao governo de Goiás ganha tração neste início de ano, com os principais postulantes ao cargo retomando suas atividades após o recesso de fim de ano. Daniel Vilela (MDB), Marconi Perillo (PSDB), Wilder Morais (PL) e o campo progressista apresentam estratégias distintas para consolidar suas candidaturas, num cenário que […]

Política
23.01.2026
“Trump quer criar nova ONU”, diz Lula sobre Conselho de Paz

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (23/1), que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está propondo a criação de uma nova Organização das Nações Unidas (ONU) onde o líder americano é o único “dono”, em referência ao ‘Conselho de Paz’ em que foi convidado por Trump. […]