A Redação
Goiânia – Mesmo se programando bem, quem vai à Trindade não deixa de ingerir alimentos ou bebidas comercializadas durante a Festa do Divino Pai Eterno. Pensando nisso, a Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da Secretaria de Estado da Saúde está fiscalizando a comercialização deste ítens. O objetivo é minimizar os riscos aos quais cerca de 2,5 milhôes de pessoas – público esprado – estão expostas e diminuir os danos à saúde de quem visita a capital da fé. O evento que teve início no último dia 28, segue até domingo (7).
A Suvisa conta com a parceria de várias Secretarias Municipais de Trindade, que entre outras coisas, irão distribuirpara os comerciantes e para os romeiros uma cartilha com dicas de alimentos seguros e saudáveis. A cartilha reforça que é proibido o funcionamento de comércio de alimentos e bebidas sem o alvará sanitário.
Segundo a coordenadora de Alimentos da Suvisa, Márcia Regina de Moura Dias, os servidores do órgão já percorrem as ruas e avenidas de Trindade e inspecionam as barracas e estabelecimentos que comercializam todo e qualquer tipo de alimento. Durante a ficalização são observadas as condições de exposição dos produtos, a higienização e organização do ambiente, a disponibilidade de água e a existência de recipientes adequados para o armazenamento do lixo.
Armazenamento
Márcia Dias destaca que as equipes também verificam nos pontos de comercialização se os alimentos estão mantidos em temperaturas de conservação adequadas. Ela informa que os alimentos frios devem ser acondicionados em refrigeradores com temperaturas abaixo de 4 graus. Já os alimentos quentes devem ser mantidos em recipientes com temperaturas acima de 60 graus. Além disso, as equipes vão fazer a coleta de amostragens de alimentos e água para a realização de análise laboratorial.
A coordenadora de Alimentos da Suvisa alerta a população a também observar as condições nas quais as refeições, lanches e sucos são preparados e são expostos à venda.
Ela informa que o consumo de alimentos acondicionados em condições inadequadas pode ocasionar doenças transmitidas por alimentos, entre as quais a intoxicação alimentar. Tais enfermidades têm como principais sintomas vômitos, diarréia, dores abdominais, cefaléia e febre.