José Cácio Júnior
Ausente no anúncio dos novos dez auxiliares da prefeitura de Goiânia, o secretário municipal de Governo, Samuel Belchior (PMDB), pode deixar o cargo na primeira semana de abril, último prazo para descompatibilização. A saída seria uma forte indicação de que Samuel pode ser o vice do prefeito Paulo Garcia (PT) nas próximas eleições.
Segundo auxiliares do primeiro escalão que acompanharam a posse dos novos secretários nesta sexta-feira (16/3)no Paço Municipal, integrantes do núcleo político já se atentaram à movimentação de Samuel.
Além de ser considerado um nome que une o PMDB, Samuel tem ganhado mais força na prefeitura. É dele a responsabilidade de gerenciar todas as obras que terão visibilidade neste ano. “Samuel é o gerentão das obras mais vultuosas, como do Parque Mutirama. Ele corre atrás para que o cronograma seja cumprido”, conta um secretário municipal.
Publicamente, Samuel tem negado que vá sair da prefeitura para ser o vice de Paulo Garcia. A descompatibilização no início de abril seria estratégica já que, saindo sozinho, Belchior teria mais visibilidade na imprensa.
Posse
Ratificando que não deixará a administração ser “contaminada” pelo processo eleitoral, o prefeito deu posse aos secretários que têm interesse em disputar eleição neste ano. A maioria irá tentar vaga na Câmara de Vereadores.
Além da preocupação de combinar técnicos e políticos, o prefeito se atentou em agradar o PMDB e trazer mais partidos para o Paço Municipal. Apesar de terem perdido a Secretaria de Assistência Social e Assessoria Especial da Juventude para o PT, peemedebistas continuaram com maior peso, com a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Secretaria de Habitação e Secretaria de Obras (Amob).
Por outro lado, o prefeito conseguiu garantir o apoio do PSC, nomeando Wesley Batista para a Secretaria de Esportes e Lazer (Semel). O vereador Simeyzon Silveira, que ocupava uma Secretaria Extrordinária no Paço e estava sendo procurado pelo pré-candidato Leonardo Vilela (PSDB) para ser o vice do tucano por sua ligação com o setor evangélico.
A chegada do PSC é uma forma de preencher a lacuna deixada pelo PCdoB, que entregou os cargos da prefeitura para continuar com a pré-candidatura da deputada estadual Isaura Lemos. O partido ocupava a Semel com Luiz Carlos Orro.
O prefeito afirmou que todos os partidos foram ouvidos e que a saída do PCdoB não foi uma surpresa. “Avaliamos que a cidade não pode ser contaminada pelo processo político”, explica o prefeito.
No entanto, secretários e políticos ligados ao Paço contaram que o ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) participou da escolha dos substitutos do PMDB. Outra indicação foi a ida de Andrey Azeredo (PMDB) para a Secretaria de Comunicação. Azeredo também teria conseguido indicar seu substituto na Secretaria de Compras e Licitações, Fradique Machado.
Confira os secretários que foram empossados:
– Agência Municipal de Meio Ambiente – Vereador Mizair Lemes (PMDB) entra no lugar de Pedro Henrique Lira (PMDB)
– Agência Municipal de Obras – Ubirajara Abud (indicação pelo PMDB) entra no lugar de Iram Saraiva Jr. (PMDB)
– Agência Municipal de Trânsito (AMT) – Senival da Silva Ramos entra no lugar de Miguel Tiago (PT)
– Secretaria de Comunicação – Andrey Azeredo (PMDB) entra no lugar de Rodrigo Czepack (indicado pelo PMDB)
– Secretaria de Habitação – Fernando Santana (PMDB) entra no lugar do vereador Paulo Borges (PMDB)
– Secretaria de Licitação e Compras – Fradique Machado (indicação do PMDB) entra no lugar de Andrey Azeredo (PMDB)
– Secretaria de Assistência Social – Darci Accorsi (PT) entra no lugar da vereadora Célia Valadão (PMDB)
– Secretaria de Esportes e Lazer – Wesley Batista (PSC) entra no lugar de Luiz Carlos Orro (PCdoB)
– Secretaria Extraordinária – José Nelto (PMDB) entra no lugar do vereador Simeyzon Oliveira (PSC)
– Assessoria Especial da Juventude – Luiz Inácio (PT) entra no lugar de Cairo Salim (PMDB)