Logo

Saída de Derrite: quais são os nomes cotados para substituir o secretário de Segurança de SP?

26.11.2025 - 21:33:00
WhatsAppFacebookLinkedInX

O secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, deve deixar o cargo na próxima segunda-feira, 1.º, conforme informação divulgada inicialmente pelo jornal O Globo e confirmada por fontes da alta cúpula das polícias ouvidas pelo Estadão.

Os dois principais nomes cotados para assumir o cargo são o do delegado Osvaldo Nico Gonçalves, atual secretário-executivo da SSP, e o do coronel da reserva Marcello Streifinger, que hoje comanda a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Na semana passada, Derrite, que recentemente se licenciou do cargo para voltar à Câmara dos Deputados e relatar o projeto de lei Antifacção no Congresso, já havia sinalizado que ia deixar a pasta no próximo mês, mas sem indicar uma data.

A expectativa, agora, é que a despedida do atual secretário se dê durante cerimônia de aniversário do 1.º Batalhão de Choque – Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), que ocorre no centro de São Paulo. Ainda não há, porém, uma data para nomeação do substituto.

A indicação de Nico, segundo fontes ouvidas pela reportagem, é tida como mais conservadora, uma vez que mantém um nome que já integra a alta cúpula da secretaria e, ao mesmo tempo, atende a um pedido de policiais civis após o cargo ser ocupado por um nome ligado à PM.

Com mais de quatro décadas de polícia, Nico ocupou diferentes posições: atuou, por exemplo, como chefe da Delegacia Antissequestro e delegado-geral da Polícia Civil na gestão Rodrigo Garcia, em 2022.

à€ frente da SAP desde 2023, Streifinger, por outro lado, fez carreira na PM. O coronel integrou a corporação entre 1986 e 2020, encerrando sua passagem por lá como chefe do Centro de Operações (Copom).

Na avaliação de interlocutores ouvidos pela reportagem, Streifinger, de perfil mais reservado, agrada mais o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Embora a indicação de um segundo nome ligado à PM em sequência não seja vista com bons olhos por alas da Polícia Civil.

Era Derrite foi marcada por casos de violência policial

Os três anos de Derrite à frente da secretaria foram marcados por alta nos índices de letalidade policial e episódios de truculência de agentes da Polícia Militar. Operações no litoral paulista terminaram com dezenas de civis mortos após mortes de policiais.

Encerrada em abril do ano passado, após quatro meses, a Operação Escudo somou 56 civis mortos, em meio a denúncias de execução pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP).

No ano passado, por conta de uma série de denúncias de violência e abusos da polícia, a permanência do ex-oficial da Rota no cargo de secretário foi questionada, mas ele foi mantido no cargo pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Entre os episódios de repercussão sob sua gestão, estão as mortes de uma criança de 4 anos na Baixada Santista e de um estudante de Medicina baleado em um hotel da capital.

Houve ainda o caso de um homem atingido nas costas após tentativa de roubo em um mercado e o flagra de um policial arremessando um homem de uma ponte, na zona sul da capital paulista.

Embora o Estado tenha registrado queda de indicadores como roubos e furtos em 2024, São Paulo teve, no ano passado, a maior alta de mortes cometidas por policiais entre todos os Estados.

Foram 813 ocorrências envolvendo agentes em serviço e de folga, ante 504 em 2023, apontam dados divulgados neste ano pelo Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

A Secretaria da Segurança Pública tem afirmado que “não compactua com desvios de conduta e pune exemplarmente aqueles que infringem a lei e desobedecem aos protocolos das polícias paulistas”.

Em notas enviadas à reportagem ao longo do ano, a pasta reforça ainda que “todas as ocorrências de morte decorrente de intervenção policial são rigorosamente investigadas pelas polícias Civil e Militar, com o acompanhamento das respectivas corregedorias, do Ministério Público e do Poder Judiciário”.

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Agência Estado

*

Postagens Relacionadas
Meio ambiente
26.01.2026
Plano estadual fortalece silvicultura e amplia base de florestas plantadas em Goiás

A Redação Goiânia – O Governo de Goiás avança na consolidação da silvicultura com a estruturação do Plano de Desenvolvimento do Setor Florestal. Apresentada neste mês de janeiro, a proposta inserida na Política Florestal para Goiás está em fase de elaboração e organiza ações estratégicas para ampliar a base de florestas plantadas, fortalecer cadeias produtivas […]

Folia
26.01.2026
Prefeitura e representantes de blocos planejam segurança e mobilidade para pré-Carnaval de Goiânia

A Redação Goiânia – O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, se reuniu com os representantes dos blocos de pré-Carnaval da capital e o grupo de trabalho da Prefeitura de Goiânia que vai acompanhar o planejamento, monitorar os trajetos e realizar as ações no dia do evento, nesta segunda-feira (26/1). O encontro serviu para alinhar os […]

Clima
26.01.2026
Prefeitura de Goiânia emite alerta laranja para chuvas intensas nesta segunda-feira (26)

A Redação Goiânia – A Prefeitura de Goiânia e a Defesa Civil Municipal emitiram, no final da tarde desta segunda-feira (26/1), um alerta laranja para chuvas intensas na capital. Segundo a prefeitura, equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana, Secretaria de Engenharia de Trânsito da Prefeitura de Goiânia estão nas ruas realizando monitoramento em ação […]

IA contra o Crime
26.01.2026
”Com Caiado e Daniel, a segurança pública de Goiás segue avançando”, afirma Leandro Vilela

A Redação Goiânia – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, participou do lançamento da plataforma IA Contra o Crime, um sistema inovador que utiliza inteligência artificial para modernizar e fortalecer a segurança pública em todo o estado, nesta segunda-feira (26/1), em Goiânia. A solenidade reuniu o governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela, […]

Operação
26.01.2026
GCM de Aparecida flagra descarte irregular de entulho no Buriti Sereno

A Redação Goiânia – A Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida de Goiânia flagrou um homem despejando entulho de construção em um lote baldio na Avenida Princesa Isabel, no Jardim Buriti Sereno, nesta segunda-feira (26). O material era transportado em uma carreta acoplada ao veículo que ele conduzia. Após constatar o flagrante, a GCM realizou […]

Segurança Pública
26.01.2026
“Goiás inaugura um novo modelo de combate à criminalidade”, afirma Daniel Vilela sobre o IA Contra o Crime

A Redação Goiânia – O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, participou da inauguração do sistema ”IA Contra o Crime”, nesta segunda-feira (26/1), em Goiânia. Ao apresentar a ferramenta, o governador Ronaldo Caiado e o vice-governador destacaram que a tecnologia fortalece a capacidade de resposta das forças de segurança, sendo um trabalho inédito no Brasil. “Goiás […]

Jardim Mirabel
24.01.2026
Prefeitura de Goiânia entrega itens essenciais a famílias afetadas pelas chuvas

A Redação Goiânia – A prefeitura de Goiânia realizou uma ação emergencial no Jardim Mirabel para atender famílias impactadas pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias, neste sábado (24/1). Ao todo, 26 famílias foram afetadas e receberam apoio imediato do município, em uma resposta articulada voltada à proteção social, segurança e garantia de direitos. A […]

EDUCAÇÃO
23.01.2026
Prazo de inscrição na edição única do Sisu 2026 termina nesta sexta (23)

São Paulo – O prazo para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 termina às 23h59 desta sexta-feira (23/1). Estudantes que desejam concorrer a vagas em universidades e institutos federais têm até esse horário para garantir participação na única edição do programa neste ano. Segundo o governo federal, esta é a maior edição […]