José Abrão
Goiânia – A lista com os indicados ao Oscar 2026 foi divulgada na manhã de quinta-feira (22/1) e confirmou o favoritismo Uma Batalha Após a Outra com 13 indicações e surpreendeu com 16 indicações para Pecadores. E também vai ter Brasil na competição, com O Agente Secreto disputando nas categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Ator, Melhor Filme e Melhor Elenco. Quem quiser ficar por dentro da premiação já pode conferir algumas das produções que ainda estão em cartaz nos cinemas ou já chegaram ao streaming. Confira abaixo:
Uma Batalha Após a Outra
Vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme de Comédia, Melhor Roteiro, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Direção, o longa de Paul Thomas Anderson chega quente ao Oscar. A trama acompanha Leonardo DiCaprio como Bob, um ex-guerrilheiro que precisa reativar seus contatos e enfrentar uma perseguição frenética para resgatar sua filha, Willa, das mãos de vilões supremacistas. O filme teve 12 indicações ao Oscar e está disponível na HBO Max.
Pecadores
O filme que quebrou o recorde de indicações, disputando o Oscar em 16 categorias. Novo longa de Ryan Coogler e que mistura o fantástico com temas de desigualdade racial, o filme Pecadores certamente será a produção de vampiro mais diferente que você vai ver em um bom tempo. Fazendo uma releitura de Um Drinque no Inferno, o longa acompanha os gêmeos Fumaça e Fuligem, que ficam presos com seus amigos dentro de um galpão cercado pelos monstros da noite. Essa mistura volátil e diferente que conquistou multidões nas bilheterias está disponível na HBO Max.
Frankenstein
Correndo por fora em nove categorias, Frankenstein, de Guillermo del Toro, é uma produção original Netflix e pode ser visto na plataforma desde sua estreia. O filme é uma releitura do clássico gótico de Mary Shelley, trazendo o foco da narrativa para o trauma geracional passado de pai para filho. O longa traz Jacob Elordi como a Criatura e Oscar Isaac como Victor Frankenstein.
Hamnet
Um melodrama envolvente de Chloé Zhao, o filme disputa oito estatuetas do Oscar e traz no centro William Shakespeare e sua esposa, Agnes, se recuperando do trauma terrível da perda de um filho. O filme explora a superação desse luto que leva o dramaturgo a escrever a sua obra-prima: Hamlet. Ele venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme de Drama e segue em cartaz nos cinemas.
O Agente Secreto
Grande aposta do Brasil na premiação e vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e de Melhor Ator para Wagner Moura, o longa de Kleber Mendonça Filho voltou para os cinemas para uma volta da vitória. A trama acompanha Marcelo, um homem marcado para morrer que precisa voltar para o Recife em 1977 para tentar fugir com seu filho. Dramático, mas também engraçado e com muita pirraça, essa é a última chance de vê-lo na tela grande antes da premiação.
