José Abrão
Goiânia – Para fortalecer a segurança das crianças que utilizam a Roblox, a plataforma passou a implementar a verificação de idade obrigatória para o uso das ferramentas de chat. Com a iniciativa, o jogo se torna o primeiro a exigir esse tipo de validação para usuários de todas as idades. O objetivo é limitar o contato entre adultos e crianças.
No Brasil, há uma outra camada de segurança: pela legislação brasileira, menores de 13 anos precisam da autorização dos pais para realizar a verificação. Para estas crianças, o chat só será liberado caso os pais criem uma conta e a vinculem com a dos filhos.
Com a mudança, cada usuário é designado para um grupo etário específico, limitando com quem ele pode conversar e inibindo interações maliciosas.
A verificação poderá ser feita por meio do que a plataforma chamou de “estimativa visual”: usando a câmera do celular, por exemplo, o programa verifica e estima a idade do usuário e, logo depois, apaga a imagem. Para usuários acima de 13 anos, o processo pode ser feito por documento de identidade.
O novo sistema começou a operar nos EUA e em algumas outras regiões nesta quarta (7/1) e deve ser implementado globalmente até a próxima semana.
