A Redação
Goiânia – O projeto “Quero Ser Palhaço – Teatro em movimento pelos caminhos de Goiás” percorre por nove municípios goianos. Serão realizadas 28 apresentações em cidades do interior, como Senador Canedo, Ceres, Inhumas, Taquaral, Bonfinópolis, Aparecida de Goiânia,Alexânia e Caldas Novas. O objetivo é promover o acesso à arte, à cultura e à formação de público. A entrada é gratuita.
Alexânia, no Entorno de Brasília, será a primeira a receber o projeto, com a realização de cinco apresentações gratuitas nos dias 20, 21 e 22 de janeiro de 2026, destinadas a alunos de escolas públicas, familiares e à comunidade local.
A programação em Alexânia será a seguinte:
• Dia 20 de janeiro: às 10h e 14h, na Escola Irenize Laurindo de Souza;
• Dia 21 de janeiro: às 10h e 14h, no auditório da SME – Secretaria Municipal de Educação;
• Dia 22 de janeiro: às 10h, na Escola Municipal José Machado.
O espetáculo Quero Ser Palhaço tem uma narrativa leve, sensível e divertida, voltada para públicos de todas as idades. Em cena, os personagens Catapora e Sarampo, dois artistas atrapalhados e cheios de sonhos, embarcam em uma jornada para tentar ingressar no grande Circo Caça Talentos. Entre risadas, desafios e situações inesperadas, a dupla descobre o verdadeiro valor da amizade, da persistência e da superação. São abordados temas como brincadeiras antigas, lendas e o atual excesso de uso das telas pelas crianças.
“O projeto leva teatro de qualidade a territórios que historicamente possuem menor oferta de bens culturais. A circulação em escolas públicas, praças e espaços alternativos possibilita que crianças, adolescentes, familiares e o público em geral tenham contato direto com a linguagem teatral, muitas vezes pela primeira vez. Essa aproximação contribui para a formação de público, para o estímulo à sensibilidade artística e para o fortalecimento do direito à cultura como um bem essencial, acessível a todos. Ao realizar 28 apresentações em 9 cidades da região metropolitana de Goiânia e do interior do estado — abrangendo o centro-norte, centro-sul e entorno do Distrito Federal — o projeto leva teatro de qualidade a territórios que historicamente possuem menor oferta de bens culturais”, reforça Norval Berbari, diretor e ator da Sem Nome Cia Teatro.
Serviço:
Quero Ser Palhaço, em Alexânia (GO)
Dia 20 de janeiro, às 10h e 14h, na Escola Irenize Laurindo de Souza;
Dia 21 de janeiro: às 10h e 14h, no auditório da SME – Secretaria Municipal de Educação;
Dia 22 de janeiro: às 10h, na Escola Municipal José Machado.
Entrada gratuita
