A Redação
Goiânia – Promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, que leva o nome do primeiro presidente do instituto, será entregue na noite desta terça-feira (4/11). A cerimônia, que será realizada a partir das 19 horas no Clube do Choro, em Brasília, reunirá os representantes das seis ações vencedoras.
Cada uma dessas receberá o valor de R$ 25 mil e uma placa comemorativa como parte do reconhecimento às iniciativas de preservação, valorização e salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro.
O objetivo do prêmio, segundo o IPHAN, é reconhecer iniciativas, desenvolvidas por pessoas e instituições públicas ou privadas que mantém vivo o patrimônio e suas mais diversas formas de expressão.
Os premiados dos estados do Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba e Rio de Janeiro foram selecionados em agosto, pela Comissão Nacional de Avaliação, composta por 16 jurados, que levaram em consideração a relevância e excelência de cada projeto. Durante a cerimônia de premiação o público poderá conhecer os projetos vencedores que fortalecem relações de identidade e preservação da memória social do Brasil.
Entre os premiados, está o Projeto Cabocla – Bordando Cidadania, de Goiás. Trata-se de oficinas de bordado que são ministradas às presidiárias e aos presidiários da cidade de Goiás. A história do projeto começou em 2008, quando a artesã Milena Curado decidiu expandir sua produção de roupas e peças que usavam as técnicas do bordado antigo. Viu, inicialmente, que podia desenvolver sua proposta pelas mãos de cinco detentas às quais ensinou ponto por ponto. Esse fio condutor logo fez com que a ação se estendesse a outros presos, inclusive homens, que viram a possibilidade ter um ofício dentro da Unidade e ainda conseguir a remissão de pena.

(Foto: divulgação/IPHAN)
Estima-se que o Projeto Cabocla – Bordando Cidadania tenha alcançado mais de 350 pessoas, gerando mudanças de comportamento e um empreendedorismo com função humanitária. Hoje, além da capacitação constante, as ações foram multiplicadas. São ministradas palestras e oficinas em outros estados; realização de cursos de percussão e de audiovisual; e a produção de um documentário sobre a trajetória do Cabocla.
Confira os premiados:
Categoria I – iniciativas de excelência em técnicas de preservação e salvaguarda do Patrimônio:
•Ação: Rabecas da Tradição: performance e luteria.
Os rabequeiros, tocadores e fabricantes artesanais da rabeca, mantêm vivo o som deste instrumento, no interior do Ceará, como forma de preservar a cultura do lugar onde vivem.
Proponente: Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho
Estado: Ceará
•Ação: Projeto Respeitável Público, Respeitável Circo.
A partir de diversas ações e de uma extensa pesquisa documental, o Projeto reacende a memória e a força de expressão cultural do Circo, em Minas Gerais.
Proponente: Sula Kyriacos Mavrudis
Estado: Minas Gerais
•Ação: Projeto de Balsa Buriti Preservando a Memória Fluvial.
Uma balsa feita da leveza do Buriti traz à tona o peso e força da memória, percorrendo, pelo rio, diversas localidades da região e mostrando este antigo costume de construir este tipo de balsa.
Proponente: Fundação Casa da Cultura de Marabá
Estado: Pará
Categoria II – iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do Patrimônio:
•Ação: Projeto Cabocla – Bordando Cidadania.
Oficinas de um antigo costume, o bordado, são ministradas às presidiárias e aos presidiários da cidade de Goiás, tecendo novas histórias.
Proponente: Milena Curado de Barros
Estado: Goiás
•Ação: Memórias e colaborações através do audiovisual.
No município de Zabelê, o pequeno gesto de uma câmera na mão é capaz de reviver e registrar o patrimônio cultural daquele lugar.
Proponente: Associação Cultural de Zabelê.
Estado: Paraíba
•Ação: Programa de Apoio à Conservação do Patrimônio Cultural – PRÓ-APAC.
A ação propõe a revitalização de residências, como instrumento de manutenção da memória e de preservação do patrimônio
Proponente: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.
Estado: Rio de Janeiro