José Cácio Júnior
Correndo contra a disposição interna do partido de escolher o deputado federal e secretário estadual de Meio Ambiente, Leornardo Vilela, como nome do PSDB à prefeitura de Goiânia, o deputado estadual Fábio Sousa definiu seu plano de governo para a capital. O documento apresenta 45 sugestões para Goiânia, foi elaborado por cerca de 30 profissionais e estava sendo discutido desde agosto de 2011, afirma Fábio Sousa.
Com o título "Goiânia, capital de primeiro mundo", o plano de governo apresenta propostas para melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade. Fábio pretende apresentar o documento ao partido e ao governador Marconi Perillo (PSDB) até o final do mês.
"Não entrei nessa disputa para brincar, entrei para ser candidato. Caso eu não seja escolhido o nome do partido, vou entregar o plano para o candidato e ao governador para ser colocado em prática", explica o Fábio Sousa, que continua defendendo prévia para a escolha do prefeitável.
As sugestões do plano não fogem dos assuntos que devem pautar a eleição deste ano. Temas como saúde, mobilidade urbana e segurança pública fazem parte do documento. "Proponho uma parceria entre a prefeitura de Goiânia e o Estado na atuação da segurança pública na capital. A prefeitura deixará de ser omissa e começará a contribuir com o Estado na segurança pública."
Fábio, que é presidente do diretório metropolitano do PSDB, também propõe "amplo programa regularização fundiária" para 100 mil famílias e descentralização da prefeitura de Goiânia, levando órgãos da administração aos bairros da capital.
Convenção
Presidente regional do PSDB, Paulo de Jesus admite que o plano coloca o PSDB mais perto da sociedade e mostra a "disposição" de Fábio em ser prefeito. Entretanto, Paulo reconhece que a escolha do candidato deve envolver "outras variáveis". "Existe uma articulação e outros pontos que embasam a decisão política do nome para disputar a eleição em Goiânia. Mas o plano adianta algumas das propostas do partido e nos coloca próximos à população", diz Paulo de Jesus.
O conselho instituído pelo partido para a escolha do candidato é composto pelo ex-prefeito de Goiânia Nion Albernaz (PSDB), pelo presidente da Iquego Olier Alves, Bráulio Moraes, o presidente da Metrobus Carlos Maranhão e secretário estadual de Saúde, Antônio Faleiros, além de Fábio e Leonardo, todos já sabatinaram os deputados João Campos (federal) e Túlio Isac (estadual), também pré-candidatos à prefeitura da capital.