A Redação
Goiânia – A partir do dia 22 de dezembro, o cinema de terror brasileiro terá um novo espaço dedicado exclusivamente a revelar talentos, ampliar o acesso ao gênero e fortalecer seu lugar no mercado audiovisual nacional. Idealizada por Rodrigo Nunes, Fraus é uma plataforma goiana produzida a partir de sua pesquisa em Direção de Arte, na Universidade Federal de Goiás (UFG). As pessoas interessadas poderão ter acesso à plataforma através do endereço fraus.com.br. Este projeto foi contemplado pelo Edital de fomento ao “Meu Primeiro Edital” do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023.
“Fraus” reúne curtas-metragens com duração entre dois e 15 minutos, construindo uma vitrine para o cinema de terror brasileiro, com acesso totalmente gratuito. Segundo Nunes, disponibilizar vídeos de curta duração produzidos por qualquer pessoa é uma forma de democratizar o acesso e estimular novas produções. A iniciativa surge como resposta à dificuldade de acesso e crescimento desse segmento no Brasil, que compete com megaproduções estrangeiras. “No caso das produções estrangeiras que dominam o mercado, os recursos para divulgação estarão sempre demasiadamente à frente das produções brasileiras, que acabam tendo que disputar espaço em seu próprio território”, ressalta Rodrigo Nunes.
Sobre o projeto
O nome Fraus vem do latim e sustenta um conceito baseado no risco iminente, na imprevisibilidade. Esse imaginário dialoga diretamente com o universo do terror e dá forma a essa iniciativa. O projeto, ao abrir um espaço dedicado exclusivamente ao terror, busca ampliar o acesso e a visibilidade do gênero entre os consumidores brasileiros.
A iniciativa também tem como referência grandes festivais nacionais de cinema de terror, como o goiano Morce-GO Vermelho, que já conta com nove edições realizadas, a Mostra MacaBRo, o Festival Hell de Janeiro, entre outros. Mas a plataforma se diferencia ao reunir várias propostas de filmes em um único local de forma acessível e contínua. Rodrigo explica que “mesmo com obras relevantes, o gênero ainda não se firmou no Brasil e carece de mais tentativas, experimentações e combinações de subgêneros. O mercado ainda precisa descobrir o que conversa com o público dentro do terror produzido aqui”.
Além disso, a Fraus deve ser também uma ferramenta para auxiliar novos cineastas, promover encontros criativos e impulsionar a circulação de trabalhos que, de outra forma, teriam dificuldade de chegar ao público. Foram selecionados oito filmes para compor o catálogo de estreia, dentre eles o curta 5 Estrelas, dirigido por Fernando Sanches e com atuação das duas maiores atrizes do terror nacional, Gilda Nomacce e Luciana Paes.
Serviço: Lançamento da Plataforma Fraus
Data e local: 22 de dezembro/fraus.com.br
Mais informações: www.instagram.com/projetofraus
