A Redação
Goiânia – Piracanjuba vai receber a partir desta terça-feira (9), até o próximo domingo (14), a mostra regional da Federação de Teatro de Goiás (Feteg), Piracanjuba…Uçu. O evento vai oferecer ao público 16 espetáculos teatrais, reconhecidos no Brasil e em outros países, com entrada gratuita.
Ao todo, 15 grupos goianos terão seus trabalhos exibidos ao público, que poderá conferir ainda atrações musicais. Na abertura, às 20 horas, os goianos da Banda Pequi, da UFG, será a atração.
Serão seis dias de programação gratuita que combina oficinas, bate-papo, espetáculos musicais, infantis, comédias, drama, animação e regional. A mostra, que já aconteceu pela primeira vez em 2010 em Jaraguá, agora é acolhida em Piracanjuba. “A escolha da cidade tem a ver com quem quer receber e isso acaba fugindo daquelas mesmas cidades goianas que recebem eventos culturais”, explica a presidente da Feteg, Ana Cristina Evangelista. A prefeitura de Piracanjuba, que demonstrou interesse em receber o evento, apoia a mostra que é patrocinada pela Caixa Econômica Federal.
Os espetáculos vão acontecer em três horários distintos durante tardes e noites da próxima semana. Quatro palcos vão acolher os trabalhos: um deles está no Auditório/Teatro Paulo França, outro no Auditório Nilson Eloy Pimenta e, nas ruas, haverá no Largo da Matriz e na Praça do Relógio. Após os espetáculos, todos os artistas estarão disponíveis para bater um papo com o público sobre a peça.
Entre os 16 espetáculos teatrais, um deles é de Rio Verde, o espetáculo infantil “Era uma Vez”, do grupo Teatro Casa de Fábio. Outro de Inhumas, a comédia “Clowns-tô-folia”, do Grupo Imagens – Artes Integrada. A programação ainda apresenta uma estreia, a comédia da Cia Teatral Zumbi dos Palmares, “Furdúncio em Seu Velório”.
Além desses espetáculos, a programação conta com apresentações que já rodaram mundo. É o caso de “Boi”, um monólogo interpretado por Guido Corrêa, dirigido por Hugo Rodas e escrito por Miguel Jorge que foi apresentado em diversas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e São Luís do Maranhão e também no exterior, na Escócia e na França.
Também estão na programação espetáculos de peso, premiados nacionalmente, como “Balada de um Palhaço”, do grupo Arte & Fatos, que levou o prêmio Mirian Muniz de Teatro da Funarte/MinC. O grupo é atuante desde 1988. Também estão na estrada há muitos anos outros grupos que vão se apresentar na Mostra, como o grupo de teatro Guará e Cia Nu Escuro, que têm 18 anos de carreira, atualmente patrocinada pela Petrobrás.
Confira a programação completa:
Terça-feira, 9/9
20h – Abertura com Banda Pequi/UFG
Auditório/Teatro Paulo França
Quarta-feira, 10/9
9h às 12h/14 às 17h – Oficinas teatrais
15h – Era uma Vez
Teatro Casa de Fábio
Auditório/Teatro Paulo França
19h – Vamos a la Praia
Grupo de Teatro Bastet
Auditório/Teatro Paulo França
21h – Boi
Cia Ser Tão Teatro Infinito
Auditório/Teatro Paulo França
Quinta-feira, 11/9
9h às 12h/14 às 17h – Oficinas teatrais
15h – Confissões
Cia Stars
Auditório/Teatro Paulo França
19h – Balada de um Palhaço
Grupo de Teatro Arte & Fatos/ PUC Goiás
Auditório Nelson Eloy Pimenta
21h – No Coração do Brasil
Esqueteria Macacos
Auditório/Teatro Paulo França
Sexta-feira, 12/9
15h30 – Clowns-tô-folia
Grupo Imagem – Artes Integradas
20h – Amor por Anexins
Grupo de Teatro Guará/PUC Goiás
Largo da Igreja Matriz
21h – Distrito Zero – Atentado ao Pudor
Auditório/Teatro Paulo França
Sábado, 13/9
15h às 17h – Bate-papo “Café com prosa”
Praça do Relógio (Centro)
18h – Furdúncio em seu velório
Cia Teatral Zumbi dos Palmares
Auditório/Teatro Paulo França
19h30 – Gato Negro
Cia de Teatro Nu Escuro
Largo da Igreja Matriz
21h – André
Companhia Mínima de Teatro
Auditório Nilson Eloy Pimenta
Domingo, 14/9
16h30 – O Boneco de Cor
Cia de Teatro do Maleiro
Praça do Relógio
17h30 – Cora Coralina
Cia de Teatro Sala 3
Praça do Relógio
18h30 – O inspetor geral e a farsa do governador
Companhia Mínima de Teatro
Auditório Nilson Eloy Pimenta
20h (após a missa) – Farsa da Boa Preguiça
Grupo de Teatro Guará/PUC Goiás
Largo da Igreja Matriz
Piracanjuba recebe 16 peças teatrais até domingo (14/9)
*