A Redação
Goiânia – Divulgado na quinta-feira (13/9) pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), o Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás novamente avançou mais do que o PIB nacional.
Com aumento de 4,4% no segundo trimestre deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado, o PIB goiano avançou no período quase nove vezes mais que o PIB brasileiro, que apresentou crescimento de apenas 0,5%.
Com aumento de 15,6%, o setor agropecuário foi o principal responsável pelo bom desempenho da economia goiana, seguido da indústria, que avançou 3,6%, e serviços, que expandiu 2,5%.
De acordo com o secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, a economia do Estado tem tudo para continuar avançando. Vecci destaca que, com a implantação do Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento (PAI), lançado no mês passado, mais de R$ 47 bilhões, sendo parte da iniciativa privada e a outra do governo, serão injetadas na economia.
Para o secretário, o crescimento do PIB goiano está relacionado às obras de infraestrutura, atrações de novos investimentos privados e divulgação de produtos de Goiás em outros Estados e no exterior.
Acumulado do ano
De janeiro a junho deste ano, o PIB goiano apresentou aumento de 5%, se comparado ao mesmo período de 2011. Segundo a Segplan, no acumulado do ano, o PIB nacional ficou nos 0,8%. No primeiro trimestre deste ano, o PIB goiano cresceu 6,6%, enquanto a média do Brasil foi de 0,6%.