Logo

Pacientes que tiveram doença ocular após usar Ozempic e Wegovy são indenizados na Dinamarca

21.11.2025 - 17:39:00
WhatsAppFacebookLinkedInX

Na Dinamarca, país sede da Novo Nordisk, fabricante do Ozempic e Wegovy, 43 pacientes entraram com pedido de indenização por acreditarem ter desenvolvido uma grave doença ocular como efeito colateral após o uso das canetas para diabetes e obesidade. Desses, cinco casos foram analisados pelo Conselho de Compensação de Pacientes, sendo um deles arquivado e os outros quatro tiveram a indenização concedida nesta sexta-feira, 21.

Esses pacientes desenvolveram a neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica (conhecida pela sigla NOIA-NA), uma doença ocular grave e uma das principais causas de cegueira ou visão gravemente prejudicada em adultos.

Trata-se de um efeito colateral muito raro de Wegovy, Ozempic ou Rybelsus, medicamentos que contêm o princípio ativo semaglutida. Estatisticamente, a NOIA-NA como efeito colateral da semaglutida afeta menos de 1 em cada 10.000 pacientes, segundo a Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

A indenização foi paga pelo Conselho Dinamarquês de Compensação de Pacientes, uma autoridade independente que decide se os pacientes têm direito a ressarcimento caso sofram uma lesão após um tratamento de saúde ou um efeito colateral grave de um medicamento.

Os quatro pacientes receberam um total de 800 mil coroas dinamarquesas (cerca de R$ 664,8 mil). Esse valor pode aumentar se for comprovado que a NOIA-NA impede os pacientes de exercerem suas funções no mesmo nível de antes, resultando em perda de renda.

A avaliação das indenizações é feita caso a caso. A lei dinamarquesa exige que seja comprovado como “extremamente provável” que o medicamento seja responsável pela doença pela qual o paciente busca indenização.

Em relação à NOIA-NA após o uso de Wegovy ou Ozempic, isso significa que o seguro de indenização ao paciente não pode conceder compensação se o indivíduo desenvolver o problema muito tempo depois de interromper o uso do medicamento.

“É lamentável para os pacientes que foram afetados pelo efeito colateral. A NOIA-NA é uma doença grave que causa danos permanentes e incuráveis à visão. Esses casos também são muito complexos de avaliar, pois envolvem novos medicamentos e os pacientes já estão no grupo de risco para desenvolver NOIA-NA”, diz Karen-Inger Bast, diretora de Compensação ao Paciente, em nota.

Pesquisas na área sugerem que não há aumento do risco de desenvolver NOIA-NA se o paciente já tiver usado Wegovy ou Ozempic por mais de 14 meses sem desenvolver a doença ocular grave, diz o órgão dinamarquês.

“Tem sido complexo definir a conduta correta nesses casos, em que também contamos com a avaliação de um especialista em nervo óptico. Esperamos poder decidir os próximos casos mais rapidamente, para que os pacientes não precisem esperar muito tempo por uma decisão. Eles merecem isso”, completa a diretora.

Ciência investiga a relação

Em estudo publicado na revista científica JAMA Ophthalmology no fim de janeiro, pesquisadores descreveram nove pacientes que desenvolveram problemas oftalmológicos ao usar semaglutida e tirzepatida, como informado pelo Estadão.

Em 2024, um estudo relacionou o uso de semaglutida a um maior risco de derrame ocular, o que levou a Academia Americana de Oftalmologia e a Sociedade Norte-Americana de Neuro-Oftalmologia a divulgar uma nota informando que a comunidade médica está ciente de alterações na visão com o uso de semaglutida há um tempo.

Na ocasião, as duas entidades disseram não contraindicar a utilização dos medicamentos, mas orientaram os pacientes a interromperem a utilização e conversarem com o médico diante de qualquer alteração na visão.

Em entrevista ao Estadão, o endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri, pesquisador da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP), defendeu a necessidade de realizar estudos mais detalhados e controlados com o objetivo primordial de avaliar o efeito desses medicamentos na saúde ocular em longo prazo. Ele reforçou que, até o momento, não está claro se existe uma relação de causa e efeito entre o uso desses medicamentos e os prejuízos visuais.

“A semaglutida e a tirzepatida promovem uma redução rápida e expressiva da glicose. Há décadas sabemos que, em pessoas com grande descontrole glicêmico, esse efeito pode trazer risco de reações oculares adversas”, explicou o médico.

Em junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a inclusão da NOIA-NA como uma reação adversa muito rara nas bulas dos medicamentos que contém semaglutida.

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Agência Estado

*

Postagens Relacionadas
Meio ambiente
26.01.2026
Plano estadual fortalece silvicultura e amplia base de florestas plantadas em Goiás

A Redação Goiânia – O Governo de Goiás avança na consolidação da silvicultura com a estruturação do Plano de Desenvolvimento do Setor Florestal. Apresentada neste mês de janeiro, a proposta inserida na Política Florestal para Goiás está em fase de elaboração e organiza ações estratégicas para ampliar a base de florestas plantadas, fortalecer cadeias produtivas […]

Folia
26.01.2026
Prefeitura e representantes de blocos planejam segurança e mobilidade para pré-Carnaval de Goiânia

A Redação Goiânia – O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, se reuniu com os representantes dos blocos de pré-Carnaval da capital e o grupo de trabalho da Prefeitura de Goiânia que vai acompanhar o planejamento, monitorar os trajetos e realizar as ações no dia do evento, nesta segunda-feira (26/1). O encontro serviu para alinhar os […]

Clima
26.01.2026
Prefeitura de Goiânia emite alerta laranja para chuvas intensas nesta segunda-feira (26)

A Redação Goiânia – A Prefeitura de Goiânia e a Defesa Civil Municipal emitiram, no final da tarde desta segunda-feira (26/1), um alerta laranja para chuvas intensas na capital. Segundo a prefeitura, equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana, Secretaria de Engenharia de Trânsito da Prefeitura de Goiânia estão nas ruas realizando monitoramento em ação […]

IA contra o Crime
26.01.2026
”Com Caiado e Daniel, a segurança pública de Goiás segue avançando”, afirma Leandro Vilela

A Redação Goiânia – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, participou do lançamento da plataforma IA Contra o Crime, um sistema inovador que utiliza inteligência artificial para modernizar e fortalecer a segurança pública em todo o estado, nesta segunda-feira (26/1), em Goiânia. A solenidade reuniu o governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela, […]

Operação
26.01.2026
GCM de Aparecida flagra descarte irregular de entulho no Buriti Sereno

A Redação Goiânia – A Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida de Goiânia flagrou um homem despejando entulho de construção em um lote baldio na Avenida Princesa Isabel, no Jardim Buriti Sereno, nesta segunda-feira (26). O material era transportado em uma carreta acoplada ao veículo que ele conduzia. Após constatar o flagrante, a GCM realizou […]

Segurança Pública
26.01.2026
“Goiás inaugura um novo modelo de combate à criminalidade”, afirma Daniel Vilela sobre o IA Contra o Crime

A Redação Goiânia – O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, participou da inauguração do sistema ”IA Contra o Crime”, nesta segunda-feira (26/1), em Goiânia. Ao apresentar a ferramenta, o governador Ronaldo Caiado e o vice-governador destacaram que a tecnologia fortalece a capacidade de resposta das forças de segurança, sendo um trabalho inédito no Brasil. “Goiás […]

Jardim Mirabel
24.01.2026
Prefeitura de Goiânia entrega itens essenciais a famílias afetadas pelas chuvas

A Redação Goiânia – A prefeitura de Goiânia realizou uma ação emergencial no Jardim Mirabel para atender famílias impactadas pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias, neste sábado (24/1). Ao todo, 26 famílias foram afetadas e receberam apoio imediato do município, em uma resposta articulada voltada à proteção social, segurança e garantia de direitos. A […]

EDUCAÇÃO
23.01.2026
Prazo de inscrição na edição única do Sisu 2026 termina nesta sexta (23)

São Paulo – O prazo para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 termina às 23h59 desta sexta-feira (23/1). Estudantes que desejam concorrer a vagas em universidades e institutos federais têm até esse horário para garantir participação na única edição do programa neste ano. Segundo o governo federal, esta é a maior edição […]