A Redação
Goiânia – A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), divulgou, nesta quarta-feira (21/1), um balanço que aponta que a pasta já removeu, neste início de ano, mais de 121 toneladas de entulho da rede de drenagem da capital. As ações, segundo o levantamento, garantem o bom funcionamento do sistema de escoamento das águas pluviais, prevenindo transbordamento e reduzindo os impactos das enxurradas durante o período chuvoso.
Em 18 dias de operação, a Seinfra já realizou a limpeza de 489 bocas de lobo, 3.530 metros de ramais, dois poços de visita e 116 bueiros. “É preciso que as pessoas não lancem lixo ou folhas nas ruas, pois isso obstrui a rede e dificulta o escoamento da água da chuva”, alerta o gerente de Conservação de Obras de Artes e Combate a Erosões da Seinfra, Bruno Queiroz.
O serviço é executado todos os dias da semana e faz parte de um conjunto de medidas preventivas adotadas pela Prefeitura para enfrentar os efeitos das chuvas fortes neste período. A limpeza constante evita o entupimento da rede, melhora o escoamento das águas pluviais e reduz os riscos de alagamentos e enxurradas, especialmente em áreas mais vulneráveis da cidade.
Ao longo de 2025, foram limpas 30.395 bocas de lobo, 103.760 metros de ramais, 495 poços de visita, 719 canaletas e 1.046 bueiros em diferentes regiões da cidade. Como resultado dessas ações, foram retiradas 4,4 mil toneladas de entulho da rede de drenagem, material que poderia comprometer o escoamento da água da chuva e provocar alagamentos.
