(Foto: reprodução/Marconi Equipe)
Adriana Marinelli
Atualizado às 14h40
Goiânia – Goiânia sedia nesta terça-feira (3/6) o 1º EXAME Fórum Centro-Oeste, que reúne empresários, executivos de grandes empresas, economistas, empreendedores e autoridades governamentais no Oliveira’s Place, Setor Bueno. Com extensa programação, que segue até o final da tarde, o evento conta com a presença do governador Marconi Perillo e também dos governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e Mato Grosso do Sul, André Puccinelli.
Durante a abertura, Marconi destacou as potencialidades de Goiás e apresentou os números da economia goiana aos presentes. O encontro é realizado para que autoridades e lideranças do setor privado debatam novas frentes de expansão urbana, da indústria e dos serviços, além de infraestrutura, capital humano e meio ambiente.
Diretora superintendente da Exame, Cláudia Vassallo explicou, em seu discurso de abertura, que a proposta e a visão do Fórum para Goiânia é que o Centro-Oeste se tornou uma das mais prósperas economias do Brasil e vem aumentando a participação no Produto Interno Bruto (PIB). "Esse destaque justifica a realização do 1º Fórum Exame Centro-Oeste aqui", disse.
Destaque nacional
O governador, que também discursou durante a abertura do fórum, afirmou que "o agronegócio é o grande motor da economia goiana e brasileira e o Centro Oeste é hoje a locomotiva do crescimento do país."
"Isso só foi possível graças aos investimentos na Infraestrutura, que é fundamental para o escoamento da produção. O Brasil já reconhece a importância do agronegócio, e este patamar é um círculo virtuoso", completou.
Marconi ainda destacou os números expressivos dos avanços econômicos do Estado e falou da importância do Fórum Exame. "Tenho certeza que este encontro será muito benéfico, pois os assuntos discutidos aqui são de grande importância para a economia mundial. Goiás recebe vocês de braços abertos", completou.
Após os discursos, foi realizado um Talk Show com o tema: "O papel da tecnologia e da inovação no agronegócio". Participaram o biólogo Fernando Reinach e o diretor de redação da Exame, André Lahóz.
Fernando Reinach e André Lahóz (Foto: Marconi Equipe)
Ao lado do governador Agnelo Queiroz e do secretário de Estado de Fazenda do Mato Grosso do Sul, Jader Rieffe Julianelli Afonso, que representou o governador daquele Estado, Marconi participou do Painel de Governadores.
De acordo com ele, Estados como Goiás ajudaram a garantir o superávit exportador do país. "Hoje o agronegócio é responsável por quase 40% dos empregos no Brasil. Aqui não há uma política nacional de desenvolvimento regional, disse.
"Não há no Brasil uma política de atração de investimentos nacional e estrangeiro. Fui a mais de 40 países buscando investimentos e parcerias e hoje estamos exportando e importando para cerca de 150 países. Já temos três montadoras em Goiás", completou.
(Foto: Marconi Equipe)
Durante o painel, em que foram discutidos os desafios na gestão como o planejamento estratégico, Marconi destacou que a economia de um Estado tem como base a infraestrutura e logística, atração de investimentos e formação e qualificação de mão de obras para prestação de serviços de qualidade.
"Na infraestrutura, estamos recuperando mais de 5 mil quilômetros de rodovias, duplicando os principais acessos à capital e pontos turísticos. São quase R$ 2 bilhões de investimentos. Antes, na área de saneamento, tínhamos apenas 12 estações. Hoje esse número passou para 90 estações de tratamentos de esgoto, garantindo o meio ambiente e a saúde das pessoas. Com uma infraestrutura consistente, estaremos preparados para as parcerias", garantiu Marconi.
(Foto: Marconi Equipe)