Adriana Marinelli
Atualizado às 15 horas
Goiânia – Cerca de 50 médicos oftalmologistas de Goiás passarão por treinamento, nesta sexta-feira (28/9), para aprenderem uma nova e inédita tecnologia de transplante de córnea no Estado. O novo método será apresentado pelo Instituto Panamericano, que disponibilizará aos especialistas todo conteúdo necessário. Além do treinamento, os oftalmologistas acompanharão, ao vivo, as cirurgias de dois pacientes. O método permite dividir córnea em duas partes em procedimento menos invasivo e mais seguro
Especialista em córnea da Universidade Federal Fluminense, o oftalmologista Frederico Guerra ministrará, no Instituto Panamericano da Visão, no Setor Marista, algumas palestras sobre a técnica inovadora. Além disso, ele será o responsável pela realização das cirurgias.
Segundo a Central de Notificações, Distribuição e Captação de Órgãos (CNCDO) da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), de janeiro a agosto deste ano, foram realizados em Goiás 650 transplantes de córnea. E a quantidade de pessoas em busca do procedimento ainda é alto, são 2.976 na fila de espera.
Método inovador
Com o objetivo de diminuir o número de pessoas na fila de espera, o novo procedimento promete ser mais rápido e simples. Isso porque o equipamento batizado de Microcerátomo Moria é capaz de dividir uma córnea em duas partes (anterior e posterior), multiplicando as possibilidades de indivíduos transplantados e de tecidos de córneas disponíveis no banco de transplantes.
A córnea é uma estrutura transparente localizada na parte anterior do globo ocular, ou seja, na frente do olho, é a principal lente do sistema ocular, com cerca de 45 “graus”. Esse tecido tem em sua formação duas partes fundamentais, a lamela anterior e o endotélio, parte posterior.
O transplante de córnea é indicado quando uma de suas características é perdida: transparência, curvatura, número de células ou regularidade. O procedimento consiste em substituir uma porção da córnea doente de forma total ou parcial por uma córnea doadora saudável, a fim de melhorar a visão do paciente.