Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Gastronomia

Ceasa Goiás realiza 5ª edição da Festa do Pequi em Goiânia

Entrada é gratuita | 17.10.25 - 15:06 Ceasa Goiás realiza 5ª edição da Festa do Pequi em Goiânia Feira do pequi (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia - 
Ceasa Goiás realiza a 5ª edição da Festa do Pequi, no dia 23 de outubro, a partir das 8h, em Goiânia. A programação abre com a cantoria das Fiandeiras de Caldazinha. A abertura oficial do evento, com o pronunciamento de autoridades está prevista para acontecer às 10h e, embora não confirmada, é esperada a presença do governador Ronaldo Caiado. A entrada é gratuita. 
 
A programação continua com uma sequência de atrações populares: Orquestra de Violeiros de Goiás,  Junina Balancê do Cerrado e apresentações do Projeto Palco Aberto, criado na quarta edição do evento, no qual artistas da própria Ceasa têm a oportunidade de mostrar seu talento, com apresentações musicais e de  dança. A manhã contará ainda com show do cantor Ronny Castelo; a programação é finalizada com apresentação especial do cantor Rayan Barreto, que subirá ao palco da Festa do Pequi para apresentar uma amostra de voz e violão do show que já conquistou o público nacional. Ao meio-dia, o público será convidado a um almoço com pratos à base de pequi, reforçando o protagonismo gastronômico do fruto e a hospitalidade da Ceasa Goiás.
 
O presidente da Ceasa Carlos Alberto Oliveira, mais conhecido como Carlão da Fox, destaca que a Ceasa/GO tem um papel importante na valorização da cultura e dos produtos goianos. Segundo ele “é uma alegria poder realizar mais uma edição dessa festa tão querida pelo povo goiano.” E acrescenta: “Tudo foi preparado com muito amor e dedicação, para que o público viva uma experiência única, com sabor, cultura e hospitalidade, do jeito que o goiano sabe fazer.”
 
Liderança amarela
A Festa do Pequi reforça a liderança da Ceasa Goiás no ranking nacional de vendas  do fruto por safra e celebra a relevância econômica, cultural e ambiental do produto, cuja temporada se estende, tradicionalmente, de setembro a março. Para se ter uma idéia, a safra de pequi vem crescendo ano a ano e só em 2025, na safra que compreende o primeiro e o último trimestres do ano, foram 2.266 toneladas comercializadas e um montante financeiro movimentado na ordem de mais de R$4 milhões. A expectativa é que esse número triplique até o final da safra em março de 2026.

Leia mais:
Goiás reduziu insegurança alimentar em 24,6% em 2024

 
Historicamente, a janela de entrada do Pequi na Ceasa começa com remessas do Tocantins em setembro e início de outubro; em meados de outubro avança a safra goiana, sobretudo do Norte do estado (como Porangatu, Crixás e Santa Tereza); e, entre dezembro e janeiro, a oferta costuma ser complementada por Minas Gerais, com picos de movimentação entre outubro e janeiro. Para 2025, a estimativa qualitativa — dependente de clima, florada e logística — indica manutenção dessa janela, ainda com a chegada de um volume expressivo do fruto ao longo da temporada.
 
 No plano econômico e de inovação, o pequi segue ganhando espaço para além da culinária: o óleo extraído da polpa e da amêndoa, rico em ácidos graxos, carotenoides e vitaminas, já é aplicado em cosméticos capilares, cuidados com a pele e formulações artesanais e industriais, além de motivar pesquisa e desenvolvimento em bioprodutos e alimentos funcionais — caminhos promissores de agregação de valor e geração de renda na bioeconomia do Cerrado.
 
Enquanto isso, a urgência de cuidar do pequi só aumenta: o fruto vem sofrendo com o desmatamento e a mudança no uso do solo no Cerrado, especialmente onde a soja avança sobre áreas de plantio, principalmente da soja. “A redução de áreas de coleta e os desafios de regeneração do pequizeiro tendem a afetar a oferta no médio prazo se não forem enfrentados com políticas direcionadas especialmente a essas áreas.”, analisa o gerente da Divisão Técnica da Ceasa, Josué Lopes. Por isso, a Ceasa Goiás reafirma, com esta festa, a defesa da sociobiodiversidade e o compromisso com a cadeia do pequi: da valorização cultural e comercial ao investimento em soluções de manejo, reaproveitamento de resíduos, parcerias para restauração e incentivos a cadeias produtivas sustentáveis.
 
Serviço: 
5ª Festa do Pequi da Ceasa Goiás 
Dia: 23 de outubro
Horário: a partir das 8h
Local: no entreposto da Ceasa/GO (BR-153, Km 5,5, Jardim Guanabara, Goiânia Abertura oficial com autoridades na parte da manhã.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351