A Redação
Goiânia - O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta terça-feira (7/10), projeto de lei (PL 218/2025) que garante prioridade, em campanhas municipais de imunização, para doadores regulares de sangue, de componentes ou de hemoderivados. O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).
Segundo o texto, de autoria do vereador Luan Alves (MDB), os beneficiários terão acesso às ações de imunização antes da disponibilização das doses excedentes para a população em geral. Para ter direito à prioridade, o doador deverá comprovar, no mínimo, três doações no período de um ano.
“A medida visa reconhecer o papel essencial dos doadores habituais, concedendo-lhes prioridade nas campanhas públicas de vacinação, antes que eventuais doses remanescentes sejam ofertadas ao público em geral. A medida não visa restringir o acesso de outros grupos, mas valorizar, de maneira justa e proporcional, aqueles que contribuem ativamente com a preservação da vida alheia por meio da doação frequente”, afirmou o autor da matéria.
Luan Alves também menciona a importância do sangue e de seus componentes para a eficácia de atendimentos emergenciais, de intervenções cirúrgicas complexas e de tratamentos contínuos de doenças crônicas. "Por isso, é fundamental que o poder público adote estratégias para estimular a doação frequente e voluntária", concluiu.