Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Administração municipal

Mabel assina decreto que desapropria Jóquei Clube em Goiânia

Ideia é que o terreno abrigue centro cultural | 18.07.25 - 23:27 Mabel assina decreto que desapropria Jóquei Clube em Goiânia Mabel assina decreto que desaproproia Jóquei Clube em Goiânia

A Redação
 
Goiânia - Menos de três meses depois de anunciar a desapropriação do terreno do Jóquei Clube de Goiás, o prefeito Sandro Mabel assinou, nesta sexta-feira (18/7), o decreto que oficializa o ato. O documento - uma declaração de utilidade pública para fins de desapropriação - fala em "preservação dos monumentos históricos e requalificação do centro da cidade" e estabelece que o município "poderá alegar a urgência para a imissão na posse dos bens".

Segundo o jornal O Popular, que divulgou a notícia, o decreto diz ainda que os recursos financeiros necessários para a desapropriação serão assegurados pelo Orçamento Anual do município. 
 
Em justificativa para o pedido de desapropriação, a Secretaria Municipal de Cultura afirma que o imóvel será destinado a "atividades culturais, educacionais ou de lazer, em benefício da coletividade, preservando simultaneamente a memória e os valores urbanos de Goiânia".

O tom reafirma o compromisso que Mabel havia feito com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO), que destacou em abril passado a importância de que qualquer intervenção no prédio do Jóquei Clube fosse pautada pelo respeito ao valor histórico, arquitetônico e ambiental do conjunto, "de forma a garantir que o edifício não seja apenas revitalizado, mas integrado de maneira qualificada à vida urbana da capital".
 
Mabel já tinha garantido que o imóvel passaria por estudos técnicos para definir a melhor forma de readequação, respeitando seu valor arquitetônico e cultural eque a iniciativa está em consonância com as diretrizes do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Goiânia, priorizando a recuperação de estruturas existentes e a racionalização dos recursos públicos.
 
Agora, a promessa parece se oficializar, já que o decreto assinado nesta sexta-feira (18/7) ainda afirma que a sede histórica do Jóquei tem "valor arquitetônico excepcional, tendo sido projetado por Paulo Mendes da Rocha, um dos maiores expoentes da arquitetura brasileira, com reconhecimento internacional".

 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351