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Comércio goiano registra 17ª alta consecutiva em abril

Resultado confirma tendência positiva do setor | 12.06.25 - 23:03 Comércio goiano registra 17ª alta consecutiva em abril Comércio goiano registra 17ª alta consecutiva em abril. (Foto: Divulgação)
 
A Redação

Goiânia
- O comércio goiano registrou crescimento de 2,6% em abril de 2025 na variação interanual, na comparação com o mesmo mês de 2024. Com esse resultado, o setor alcançou a marca de 17 meses consecutivos de crescimento, sequência que não era observada desde 2013, conforme levantamento do Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB).
 
Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (12/6). O resultado positivo no indicador é reflexo da alta nas vendas de outros artigos de uso pessoal e doméstico (20,1%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (9%); e livros, jornais, revistas e papelaria (6,8%).
 
“A sequência de 17 meses de crescimento do comércio em Goiás é um reflexo da resiliência e consolidação do setor. Esses resultados são importantes para o desenvolvimento da nossa economia e reforçam o ambiente favorável aos negócios”, destaca o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.
 
Na variação acumulada em 12 meses, o crescimento do setor foi de 3,6%, com destaque para a venda de livros, jornais, revistas e papelaria (12,4%) e eletrodomésticos (11,9%). No acumulado do ano, o aumento registrado foi de 1,3%, com o resultado influenciado, principalmente, pela venda de eletrodomésticos (19,2%).
 
No varejo ampliado, a venda de veículos, motocicletas, partes e peças (10,5%) foi responsável pelo crescimento de 4,4% na variação acumulada em 12 meses. Todos os resultados do comércio em Goiás seguiram a média nacional, que apresentou crescimento de 4,8% na variação interanual, 3,4% e 2,11%, respectivamente, nas variações acumuladas em 12 meses e no ano.
 
A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

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