Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Cooperação

Acordo permite que garis utilizem banheiros do comércio em Goiânia

Mabel assinou termo com MPT e Fecomércio | 16.05.25 - 17:01 Acordo permite que garis utilizem banheiros do comércio em Goiânia (Foto: Alex Malheiros)
A Redação

Goiânia - 
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, assinou um termo de cooperação entre a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), o Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Goiás (Fecomércio), garantindo acesso a banheiros em comércios, nesta sexta-feira (16/5). O objetivo da medida é ampliar as condições de higiene e segurança para os garis, profissionais responsáveis pela limpeza da cidade.
 
"Durante muito tempo, alguns enriqueceram de forma ilícita à custa desses trabalhadores, que muitas vezes não tinham sequer onde comer ou ir ao banheiro na rua. Isso acabou, agora é uma nova fase, uma nova Comurg", afirmou Mabel, ao frisar que pretende reorganizar as contas da companhia até o final do ano.
 
Sobre a parceria com a Fecomércio e demais entidades, Mabel resumiu como um gesto de dignidade. “Afinal, eles estão todos os dias limpando as ruas para que os clientes possam chegar e encontrar um ambiente organizado. Esse não é apenas um ato empresarial, é um ato de solidariedade", assinalou. 
 
Procurador-chefe do MPT-GO, Alpiniano do Prado Lopes lembrou, durante o evento, que a união de esforços deu certo. “O trabalhador precisa ser tratado bem, precisa ser respeitado”. Já o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, destacou que a iniciativa é um convênio, não uma obrigação, e que os empresários serão conscientizados sobre a iniciativa. “Não há punição, mas sim bom senso de ambos”.

Leia mais:
Comércio varejista de Goiás cresce 2,4% e tem segunda maior alta do país
 
O acordo determina que a Fecomércio, em parceria com sindicatos, será responsável pela ampla divulgação do termo de cooperação entre seus filiados e representadas, incentivando os estabelecimentos comerciais a disponibilizarem suas instalações sanitárias para uso dos trabalhadores da Comurg. A companhia conta atualmente com 4.254 garis, que são responsáveis pela varrição de cerca de 1.330 km de ruas durante o dia e 490 km à noite. 
 
“Esta é mais uma etapa no processo de reestruturação da empresa, que amplia os esforços da gestão e garante um ambiente equilibrado de trabalho aos garis”, afirmou o presidente da Comurg, Cleber Aparecido Santos. De acordo com o vereador Anselmo Pereira, é preciso observar o interesse coletivo daqueles que prosperam e não se furtam de contribuir com as administrações. Ele também elogiou o prefeito pelos esforços para “requalificar a Comurg”. 
 
As 21 entidades envolvidas incluem sindicatos de diversas categorias, como o Sindicato das Empresas de Compra e Venda de Imóveis (Secovi-GO), o Sindicato do Comércio Varejista de Carnes (Sindiaçougue-GO) e o Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Construção (Sindimaco-GO), Sindicato  das  Empresas  de  Informática,  Telecomunicações (Sindinformática-G), Sindicato  do Comércio Varejista de Óptica (Sindióptica-GO), Sindicato do Comércio Varejista  de Derivados de Petróleo no Estado de Goiás (Sindiposto), Sindicato  dos  Representantes  Comerciais  e  das  Empresas  de  Representação Comercial no Estado de Goiás (Sirceg), entre outros.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351