Renata Santos
Especial para o jornal A Redação
São Paulo -
A Expo Óptica 2025, maior evento do setor na América Latina, movimentou o Expo Center Norte, em São Paulo, com debates centrais sobre a saúde visual na infância e no ambiente de trabalho. Entre os destaques, a mobilização pela aprovação de dois projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados: o PL 3550/2015, que propõe a inclusão do exame oftalmológico como exigência no exame demissional, e o PL 4616/2009, que torna obrigatório o laudo oftalmológico para matrícula escolar.
Além da pauta legislativa, o evento destacou avanços em capacitação profissional, equipamentos ópticos, armações e lentes, além de alertas importantes sobre o aumento da miopia em crianças e os prejuízos da pirataria no setor. “Muitas vezes o motorista não foi demitido por dirigir mal, o funcionário não rendia no computador ou a criança não tinha TDAH — eles apenas não enxergavam o suficiente para desempenhar bem suas atividades”, alertou Ambra Nobre Sinkoc, diretora da Abióptica e presidente da Expo Óptica 2025.
Ambra alertou ainda os 130 expositores sobre a necessidade de capacitação e informação a respeito da saúde ocular das crianças. “É fundamental realizar exames ópticos regularmente a cada seis meses e controlar o uso de telas — a visão de longe é desenvolvida entre 0 e 7 anos, com a criança brincando e correndo, e não exposta o tempo todo a dispositivos como tablets e celulares”, destaca. Ela cita dados da OMS, que apontam que, até 2050, 50% da população mundial será míope.
Sobre a Abióptica
A Associação Brasileira da Indústria Óptica – Abióptica, entidade mais representativa do setor óptico brasileiro, reúne entre seus associados 95% de todas as marcas e grifes comercializadas no Brasil. Um de seus principais objetivos é a defesa dos interesses do setor óptico, por meio do fortalecimento e da união entre a indústria e o varejo.