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Veja 10 dicas para não cair em golpes na hora de pagar a fatura de energia

Equatorial orienta sobre pagamentos via Pix | 25.03.25 - 11:15 Veja 10 dicas para não cair em golpes na hora de pagar a fatura de energia (Foto: reprodução)
A Redação 

Goiânia - 
Faturas com informações falsas ou links enviados por e-mail ou WhatsApp podem causar diversos transtornos financeiros. Criminosos tentam enganar os clientes, cobrando valores inexistentes e sem qualquer relação com o que foi consumido naquela residência.
 
Nesse caso, segundo o executivo de Faturamento da Equatorial Goiás, Marcos Aurélio Silva, é importante que os clientes sigam algumas orientações básicas e reforcem os cuidados antes de efetuar qualquer pagamento. “Se a pessoa suspeitar que é golpe ou desconfiar de um endereço de e-mail suspeito, deve sempre procurar ajuda nos canais oficiais da concessionária”, orienta o executivo.
 
Confira 10 dicas para evitar cair em golpes:
 
- No momento do pagamento, confira se o destinatário ou recebedor do pagamento é a Equatorial Goiás Distribuidora de Energia S.A. Para pagamentos via Pix, verifique o CNPJ da Equatorial GO e se os bancos recebedores são o Itaú (a partir de março) ou o Santander (para contas emitidas antes de março).
 
- Fique atento para confirmar que o nome da Equatorial Goiás não apareça como pagador (quem deveria pagar o boleto). O pagador deve ser o próprio cliente ou a empresa titular da conta de energia. Em alguns casos, os golpistas indicam a Equatorial Goiás como pagador para enganar os clientes no momento do pagamento.
 
- Não utilize e-mails públicos (disponíveis em páginas oficiais da empresa ou consultas na internet) para receber suas faturas de energia.
 
- Evite clicar em links suspeitos. Isso vale também para links enviados por e-mail, redes sociais ou mensagens instantâneas. Sempre verifique a origem dos links antes de clicar.
 
- Não faça o pagamento de contas enviadas por números desconhecidos em aplicativos de mensagens, mesmo que tenham o nome da Equatorial Goiás.
 
- Peça a segunda via do boleto somente nos canais oficiais: site www.equatorialenergia.com.br, WhatsApp (62) 3243 2020 e aplicativo da Equatorial Energia.
 
- Confira os números do código de barras. Nos boletos verdadeiros, os números do código de barras aparecem na parte superior e inferior do documento e devem ser exatamente iguais.
 
- Preste atenção às informações detalhadas na conta e verifique se correspondem ao local onde você mora. Confira especialmente o número da unidade consumidora e do medidor para garantir que sejam os mesmos da conta anterior.
 
- Observe o valor da fatura. O valor do boleto aparece em dois locais: no final do código de barras e no espaço “valor do documento”. Caso os valores não sejam iguais, desconfie de um boleto falso.
 
- Se receber contato oferecendo desconto ou informando erro na conta anterior, desconfie e confirme os dados da fatura diretamente no site www.equatorialenergia.com.br, no WhatsApp (62) 3243 2020 ou pelo aplicativo da Equatorial Energia. Se preferir, entre em contato com o call center pelo telefone 0800 062 0196 para esclarecer dúvidas.
 
Mudança importante no pagamento de contas
Desde a implementação do Pix no ano passado, a Equatorial Goiás tem se dedicado a garantir a segurança dos clientes, adotando medidas para prevenir golpes e assegurar transações seguras. Nesse sentido, a companhia informa que houve uma mudança importante no processo de pagamento das contas via Pix.
 
A partir deste mês, o banco recebedor das transações será o Itaú. No entanto, a empresa reforça que ainda aceitará o pagamento das faturas emitidas anteriormente pelo Santander, permitindo pagamentos via Pix tanto pelo Santander quanto pelo Itaú.
 
Dessa forma, a distribuidora reforça a necessidade de os clientes estarem atentos ao realizar o pagamento, a fim de evitar erros ou possíveis golpes. “É fundamental que, ao efetuar o pagamento via Pix, o cliente sempre verifique o CNPJ correto e, agora, confirme também se o banco recebedor é o Itaú para contas emitidas a partir de março ou o Santander para contas emitidas antes de março. Essa atenção é essencial para evitar qualquer tipo de golpe e garantir uma transação segura”, alerta Marcos.
 
Para garantir um pagamento correto, os clientes devem verificar se as informações bancárias indicam o Itaú como banco recebedor. Caso haja qualquer dúvida ou divergência, a Equatorial Goiás recomenda entrar em contato com o atendimento ao cliente para receber orientações adequadas, utilizando sempre os canais oficiais.
 
A companhia destaca que não envia mensagens solicitando dados pessoais ou informações bancárias. Em caso de suspeita de golpe, é essencial não compartilhar dados e comunicar imediatamente a Equatorial Goiás.
 
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