A Redação
Goiânia - A Prefeitura de Goiânia recebeu, nesta quarta-feira (26/2), uma nova ambulância para compor a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A viatura foi destinada à capital pelo Ministério da Saúde e marca o início da renovação da frota própria do SAMU no município.
“É uma ambulância que será utilizada para atendimento emergencial e especializado aos goianienses, o que é muito importante para a redução de sequelas e óbitos nas mais diversas ocorrências, além de transportar os pacientes de forma segura até a unidade de saúde”, destacou o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer. “Nós ainda pretendemos pleitear, junto ao Ministério da Saúde, mais cinco ambulâncias”, disse o titular da SMS.
Atualmente, o SAMU de Goiânia tem 17 ambulâncias em circulação, que são locadas. As viaturas próprias do município foram deixadas em estado de sucateamento. “Nós vamos, a princípio, renovar o contrato de locação, ao mesmo tempo em que buscamos as novas viaturas, para assegurar um atendimento célere e eficiente à população. Apenas em 2025, o SAMU realizou 7.342 atendimentos”, pontuou Luiz Pellizzer.
Reestruturação
Segundo a coordenadora-geral do serviço, Doraine Barcelos, a SMS tem promovido a reestruturação do SAMU por meio da melhoria das condições de trabalho e do dimensionamento adequado de pessoal. “Hoje, nós temos os insumos, materiais e equipamentos necessários para os atendimentos, além do dimensionamento correto de profissionais em todas as equipes de assistência”, disse a coordenadora.
“Havia um grande déficit de recursos humanos, principalmente de técnicos em enfermagem, o que sobrecarregava muito o serviço, não garantia um atendimento eficiente e provocou o afastamento de muitos servidores”, contou a gestora.
Dicas para solicitar atendimento pelo SAMU
Antes de fazer a ligação para o 192, é importante coletar informações sobre a ocorrência e o estado do paciente: dores intensas, dificuldade para respirar, se está consciente e o que aconteceu. É essencial ter o endereço correto de onde está a vítima, um ponto de referência, nome completo e telefone para contato. Assim, você contribui com a análise correta do médico regulador, recebe as orientações necessárias e acelera a chegada da viatura, caso necessário.