A Redação
Goiânia - Quase 4 mil pessoas conquistaram bolsa de estudos via Programa Universitário do Bem (ProBem) no processo seletivo referente ao primeiro semestre de 2025. A inclusão dos estudantes foi assinada pelo governador Ronaldo Caiado nesta quarta-feira (26/2), durante solenidade no Centro de Convenções de Goiânia. “O investimento com maior capacidade de retorno que existe no mundo é a educação. E é o que fazemos no Estado desde o ensino fundamental, passando pelo médio, profissionalizante e superior”, frisou o chefe do Executivo goiano.
Ao lado da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, o governador deu as boas-vindas aos novos universitários e chamou atenção para a capacidade de alcance do ProBem. “Dos 246 municípios goianos, tem representantes de 241 sendo beneficiados com a bolsa atualmente. É a certeza de que, cada vez mais, a qualidade de vida está chegando ao interior”, anunciou Caiado. O Estado investirá R$ 173,4 milhões no programa ao longo deste ano.
“Com a inclusão dessa turma, ultrapassamos a impressionante marca de 50 mil beneficiados desde 2019. Não são apenas diplomas, mas histórias de superação, sonhos que se tornam realidade e, principalmente, famílias que veem em seus filhos a chance de um futuro melhor”, definiu a primeira-dama Gracinha Caiado. “O ProBem representa muito mais que um programa que concede bolsas universitárias. Estamos falando de uma política pública eficiente e estruturada que vem mudando o cenário da educação do Estado”, completou.
Gerido pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), o ProBem oferece a milhares de jovens em situação de vulnerabilidade social a oportunidade de acesso à primeira graduação. São bolsas de estudos integrais ou parciais. As Instituições de Ensino Superior (IES) credenciadas são privadas ou públicas não gratuitas localizadas em todo território goiano.
Moradora de Trindade, Maria Silva foi contemplada com a bolsa integral no ano passado, cursa o 2º período de Enfermagem e esteve no evento para deixar uma mensagem aos calouros. “É a oportunidade que precisava para realizar meus sonhos e garantir o futuro. Meu desejo é terminar a faculdade, trabalhar na área e incentivar outras pessoas a estudar também. O governo me mudou por completo. Como mãe, estudante e profissional que serei em breve”, relatou a jovem que foi mãe na adolescência e, durante a gestação, teve atendimento do Meninas de Luz – outro programa social do Estado, via OVG.
O processo seletivo 2025/1 selecionou 3.828 estudantes distribuídos em 105 cursos, sendo mil com acesso a bolsas integrais e, o restante, bolsa parcial. “É um programa que gera impacto na vida do estudante e de toda sua família, pois ajuda a melhorar a renda e abre novas perspectivas para milhares de pessoas. Hoje, temos um processo seletivo justo, o valor das bolsas aumentou e passamos a investir na formação humana e profissional dos estudantes”, explicou a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado, sobre os avanços do ProBem desde 2019.
O vice-governador Daniel Vilela lembrou que, ao assumir o governo, Caiado precisou renegociar dívidas das gestões anteriores junto às instituições de ensino. “Muitos alunos chegavam à faculdade e não podiam mais assistir aula porque o governo estava inadimplente com a instituição. Caiado negociou o pagamento parcelado e iniciou um novo sistema. Acabou o problema e, hoje, temos um programa com credibilidade”, afirmou.
Sobre o ProBem
Para ter acesso ao ProBem, o universitário deve estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), do governo federal. Também é necessário residir em Goiás e ter vínculo com a Instituição de Ensino Superior (IES). Com a inclusão dos bolsistas deste semestre, o Estado chega a 50.239 estudantes beneficiados desde 2019. Já foram investidos mais de R$ 575 milhões no programa.
Além da bolsa de estudos, o ProBem oferece oportunidades de estágio, cursos de capacitação, participação em projetos sociais e integração ao mundo do trabalho por meio do Banco de Oportunidades – ferramenta projetada para impulsionar o desenvolvimento profissional dos beneficiários.
Leia mais
Adial incentiva adesão de empresas goianas ao Pacto Global da ONU