Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Meio Ambiente

Adial incentiva adesão de empresas goianas ao Pacto Global da ONU

Entidade impulsionou práticas sustentáveis | 27.02.25 - 08:17 Adial incentiva adesão de empresas goianas ao Pacto Global da ONU Reunião de ESG da Adial (Foto: divulgação)A Redação
 
Goiânia – Com o compromisso de fortalecer a agenda socioambiental das indústrias e operadores logísticos, especialmente das associadas em Goiás, a Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial) tem intensificado suas ações para promover práticas alinhadas aos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança). A entidade desenvolve uma agenda positiva, oferecendo suporte e orientações às empresas interessadas em ampliar sua atuação sustentável.
 
Uma das iniciativas mais recentes foi a realização de um meeting dedicado ao tema, que contou com a participação de Guilherme Guedes Xavier, CEO interino da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, e Mônica Granja Gregori, COO e diretora de Operações da mesma instituição. No encontro, foram discutidas estratégias para engajar empresas na adoção dos dez princípios universais do Pacto Global da ONU, abrangendo direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.
 
A Adial atuará como multiplicadora dessa iniciativa em Goiás, incentivando a adesão das empresas associadas. O presidente-executivo da entidade, Edwal Portilho, o Tchequinho, reforça que o objetivo é expandir o impacto positivo do setor. "Nosso foco é garantir que as empresas associadas, com unidades em diferentes estados, se fortaleçam e se posicionem estrategicamente, independentemente do segmento em que atuam", destaca.
 
Para o empresário e presidente do Conselho da Adial, Zé Garrote, a sustentabilidade é um pilar essencial para o sucesso empresarial. "Não acredito no futuro de uma empresa que não pratica a sustentabilidade de forma genuína. Quem investe em ESG conquista mais prosperidade e rentabilidade", afirma.
 
Compromisso global e desafios futuros
Criado sob a liderança de Kofi Annan, o Pacto Global da ONU reúne cerca de 1.900 instituições no Brasil e tem como missão engajar o setor produtivo nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Segundo Guilherme Guedes Xavier, a adesão da Adial reforça o papel estratégico da entidade na mobilização de empresas goianas. "Buscamos parceiros que enxerguem o ESG como uma função essencial para o desenvolvimento sustentável", ressalta.
 
Mônica Gregori destaca a relevância do momento atual para o Brasil, que em 2025 sediará a COP 30, na Amazônia, e o Fórum Regional Latino-Americano, que ocorrerá em São Paulo, em abril. "A COP 30 será a primeira após o mundo ultrapassar a marca de 1,5°C de aumento na temperatura global. Reverter esse cenário é um desafio urgente", enfatiza.
 
Leia mais
Adial fortalece parcerias e busca investimentos em missão oficial à Índia

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351