A Redação
Goiânia - As desigualdades e as suas consequências para as crianças brasileiras são temas do livro 'A Primeira Infância e os Tribunais de Contas', cuja segunda edição será lançada nesta quinta-feira (27/2), em Brasília. O projeto, encabeçado pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB), reúne, por exemplo, artigos do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, do procurador-geral da República, Paulo Gonet, do ministro da Educação, Camilo Santana, de membros do Sistema Tribunal de Contas e de cientistas de renome internacional como James Heckman, Jack Shonkoff e Charles Nelson III.
Além disso, a publicação, disponível nas versões física e digital, traz também entrevistas conduzidas por auditores de controle externo de tribunais de contas com mães em situação de vulnerabilidade de diferentes regiões do país também estão contempladas nesta edição, revelando a luta diária de famílias que sobrevivem com parcos recursos.
Destaque ainda para artigos e estudos de entidades como o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, o Instituto Trata Brasil e a Rede Nacional da Primeira Infância.
São 271 páginas que ilustram o impacto das desigualdades na primeira infância e a atuação dos tribunais de contas na disseminação de boas práticas. Tudo com base em dados atualizados sobre acesso a creches, vacinação, saneamento básico, pré-escola, educação infantil, pré-natal, partos cesáreos e outros.
O lançamento, que vai reunir autoridades, especialistas e entidades que se dedicam à defesa dessa agenda no Instituto Serzedello Corrêa, do Tribunal de Contas da União (TCU), ocorre às 9h e será transmitido, ao vivo, pelo
canal do IRB no YouTube.
Leia mais
Bibliotecas do Sesc em Goiás irão sortear kits literários para os leitores