A Redação
Goiânia - Sandro Mabel, prefeito de Goiânia, esteve neste sábado (25) no Zoológico da cidade para conhecer as duas raposas-do-campo resgatadas pelo entro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). O casal de raposinhas Juca e Mel são classificados como "vulneráveis" na escala de risco de extinção.
"São histórias interessantes. A Mel foi atropelada na estrada e o Juca foi criado como cachorro inicialmente. O fazendeiro viu que era uma raposa e entregou para o Cetas em Catalão. Agora eles estão aqui no nosso zoológico", comentou Mabel. O prefeito aproveitou a visita para anunciar que estuda uma revitalização completa no espaço de lazer, com patrocinadores para as alas da unidade.
Segundo o prefeito, os secretários Lucas Kitão (Gestão de Negócios e Parcerias) e Nárcia Kelly (GoiâniaTur) vão se engajar para que o local fique cada vez mais bonito, sustentável e com facilidades para a compra de ingressos, atraindo visitantes da capital e turistas. "Com eficiência e dinamismo, podemos ter um dos zoológicos mais bonitos das regiões Norte e Centro-Oeste. Vamos investir, sim, mas é preciso aumentar a renda e diminuir custos", afirma Mabel.
Kitão acrescentou ainda que a gestão está estudando as necessidades do Parque Mutirama, incluindo reformas, troca de brinquedos e revisão de contratos, alguns firmados com o Ministério Público. “A determinação do prefeito Mabel é que a gestão busque parcerias com a iniciativa privada para tornar os espaços autossuficientes, direcionando os recursos municipais para áreas essenciais, como saúde e educação. O objetivo é atrair investimentos para melhorar a infraestrutura e a gestão dos parques, que precisam de melhorias significativas”, resumiu o secretário.
Juca e Mel
O casal chegou ao zoológico em novembro do ano passado e passou por um período de quarentena, necessário para adaptação e cumprimento dos protocolos de segurança. Somente na última segunda-feira (20/1), Juca e Mel foram transferidos para seu local definitivo.
Os animais foram encaminhados ao Zoológico de Goiânia pelo Cetas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Catalão, no sudeste de Goiás. Mel foi encontrada com uma lesão na pata traseira direita, que teve uma parte amputada. A intenção é que o casal se reproduza para a conservação da espécie.
Leia mais: