A Redação
Goiânia – O Governo de Goiás promoveu neste sábado (23/11) a campanha Goiás Unido contra o Diabetes, realizada no Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia. O diabetes afeta cerca de 10% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em Goiás, 6,4% dos adultos já convivem com a doença.
Representando o governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela participou da abertura e enfatizou o pioneirismo da ação. “Goiás é o primeiro estado que conseguiu fazer uma união entre várias instituições e entidades para divulgar, promover e levar ao conhecimento da população os problemas causados por essa doença grave”, afirmou Daniel. O vice-governador também destacou que a campanha “contribui para reduzir os custos com complicações e ampliar investimentos em prevenção”.
Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), o evento mobilizou mais de 3 mil pessoas e ofereceu serviços gratuitos, como exames oftalmológicos, aferição de glicemia e orientação nutricional. Para pacientes previamente triados, foram disponibilizados atendimentos especializados, incluindo avaliações do pé diabético, eletrocardiogramas e consultas com nefrologistas.
Com foco na prevenção, diagnóstico precoce e orientação, o evento também distribuiu materiais educativos, consolidando Goiás como referência no combate ao diabetes.