Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Encontro discute continuidade de projetos | 21.11.24 - 10:03
Equipe discute Centraliza e Cidade Segura (Foto: divulgação)A Redação
Goiânia – A Comissão de Transição da Prefeitura de Goiânia se reúne às 14h desta quinta-feira (21/11) no sexto andar do Paço Municipal. O encontro foi marcado para discussão de projetos que merecem continuidade da próxima gestão. Entre os temas que devem ser debatidos, estão os programas Cidade Segura e Centraliza. O prefeito eleito, Sandro Mabel (União Brasil) participa por videoconferência porque está em viagem a Londres e retorna na sexta-feira (22).
Mabel destaca que mesmo em outro continente faz questão de acompanhar as discussões do grupo em Goiânia. Sandro Mabel está no Reino Unido para acompanhar comitiva de prefeitos eleitos do União Brasil que conhecem práticas de sucesso em gestão. “Tenho aprendido muito por aqui. Volto com mais ideias para ajudar nossa cidade a se desenvolver ainda mais”, afirma.
A reunião temática tem como objetivo tratar detalhes destes projetos considerados relevantes. O Cidade Segura, por exemplo, foi lançado em 15 de agosto de 2023, em parceria com o Ministério Público e a Equatorial. Seu objetivo é retirar fios inutilizados dos postes da capital, destinando o material para cooperativas de reciclagem. No projeto piloto, 53 toneladas de fiação foram removidas nos bairros Jardim Europa, Jardim Planalto, Vila União, Vila Mutirão I e II.
Já o Programa Centraliza busca requalificar e impulsionar a economia da região central de Goiânia. Entre as metas estão valorização do patrimônio histórico-cultural, requalificação de espaços e mobiliários, além de valorização das existentes e atração de novos moradores. O programa ainda prevê estímulo ao empreendedorismo e combate à criminalidade.
Outro projeto que deve ser discutido é o de georreferenciamento, que visa permitir a localização precisa de objetos, áreas e pontos geográficos em um mapa. O projeto prevê o cadastramento de ativos municipais e a divisão de todos os loteamentos de Goiânia, otimizando a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e aumentando a arrecadação municipal.
O coordenador da equipe de transição de Mabel, Paulo Ortegal, destacou a importância de conhecer os detalhes dos projetos que estão em andamento. “A interrupção ou a suspensão de muitos deles poderia afetar a cidade de maneira negativa. Não queremos isso. Por isso temos trabalhado arduamente para troca de informações e diálogo transparente entre as equipes”, disse.