Caroline Louise e Samuel Straioto
Goiânia - Um incêndio de grandes proporções tomou conta das margens da BR-153, no perímetro urbano de Goiânia, na noite desta quarta-feira (4/9), gerando pânico e confusão entre moradores e estudantes de universidades da região. As chamas começaram por volta das 19h30 e se espalharam rapidamente, atingindo áreas próximas a importantes instituições de ensino.
O fogo se alastrou com rapidez, provocando uma densa nuvem de fumaça. As chamas ficaram tão altas que podem ser vistas de vários pontos da cidade, incluindo o Setor Marista e o Centro.
Leitora fotografou o incêndio visto do Setor Marista (foto: Cristiana Almeida)
Alunos e funcionários da Universidade Paulista (Unip) e da Faculdade Sul-americana (Fasam) foram surpreendidos pelo avanço das chamas e, com o risco de o fogo atingir os estacionamentos das instituições, foram orientados a retirar seus veículos o mais rápido possível. Alguns, inclusive, preferiram não voltar para as salas de aula.
Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local para controlar o incêndio e evitar que ele se propague ainda mais. A causa do fogo ainda não foi confirmada.
Leia mais:
Lula visita Goiânia para inauguração do BRT Norte-Sul
Por meio de nota, a Unip comunicou que tem como premissa fundamental o respeito ao meio ambiente em todos os seus ecossitemas e que a universidade realiza frequentemente aceiros para evitar que, em caso de incêndio, o fogo se propague para áreas contíguas. Informou também que os alunos foram dispensados das aulas e que ninguém foi atingido.
Veja íntegra da nota:
Na noite de ontem, quarta-feira, dia 4 de setembro, a UNIP foi surpreendida por um incêndio na mata que faz divisa com seu estacionamento. Os bombeiros foram acionados, os alunos dispensados das aulas e a questão foi resolvida. Felizmente, ninguém foi atingido e o fogo não alcançou a Área de Proteção Ambiental (APA), que fica ao centro do terreno.
Tendo como premissa fundamental o respeito ao meio ambiente em todos os seus ecossitemas, a Universidade realiza frequentemente aceiros para evitar que, em caso de incêndio, se propague para áreas contíguas. Neste momento, por exemplo, a UNIP está irrigando a área e eliminando o risco de qualquer novo foco de fogo.
Além disso, a UNIP está estudando ações para diminuir ainda mais o risco de novas ocorrências, como, por exemplo, criar um sistema de irrigação, visando manter o solo úmido e assim dificultar o início de focos de fogo.
Informamos, ainda, que em área próxima à da UNIP está a UNICEUG, instituição coligada à Universidade Paulista, que dispõe de uma clínica veterinária. Na ocasião do incêndio, havia três animais nas baias – um ovino, um equino e um caprino – que foram prontamente retirados do local em virtude da fumaça. Felizmente, nada ocorreu aos animais; eles estão sendo monitorados pelos médicos veterinários e passam bem.
A Clínica Veterinária da UNICEUG coloca-se à disposição da população para o atendimento a ocorrências com animais que porventura tenham acontecido na mata durante o incêndio.
No mais, reiteramos nosso respeito à comunidade e agradecemos pela compreensão.