Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

MEIO AMBIENTE

Goiás registra redução de 74% nas áreas queimadas em parques estaduais

Fogo afetou 431,13 hectares | 30.07.24 - 16:03 Goiás registra redução de 74% nas áreas queimadas em parques estaduais Semad reduz em 74% a área total queimada em unidades de conservação geridas pelo Estado (Foto: Semad)
A Redação

Goiânia - 
O Governo de Goiás registrou uma queda de 74% da área total afetada por incêndios em parques estaduais. A comparação considera dados de 2019, primeiro ano de gestão do atual governo, e de 2024. “Este resultado é fruto de ações eficazes de gestão, prevenção e combate a incêndios, trazendo benefícios substanciais para a sociedade e o meio ambiente”, disse o gerente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) Bruno Paulino.
 
O gerente, responsável pelo levantamento, explica que considerou dados das áreas queimadas entre 2019 e 2024, com um olhar especificamente para os parques de Goiás. Em 2019, entre janeiro e junho, a área total queimada foi de 1.660,12 hectares, enquanto no atual ano, neste primeiro semestre, o fogo afetou 431,13 hectares dos parques estaduais.
 
Para Bruno Paulino, a redução de 74% da área total queimada é um “marco significativo da gestão de incêndios florestais”. “O uso de tecnologias avançadas, como satélites, drones e sistemas de monitoramento em tempo real, permite a detecção precoce de focos de incêndio. Aliado a isso, equipes treinadas e bem equipadas podem responder de maneira rápida e eficaz, impedindo que pequenos focos se transformem em grandes incêndios. Este tipo de abordagem proativa é fundamental para a contenção e mitigação dos danos.”

Leia mais:
Desmatamento em Goiás cai 59% no primeiro semestre de 2024
 
Atualmente, o Governo de Goiás é responsável pela gestão de 24 unidades de conservação, dentre parques, estação ecológica, áreas de proteção ambiental, floresta estadual e área de relevante interesse ecológico espalhadas pelo Estado. “A adoção de práticas integradas de gestão de incêndios florestais não só protege nossos recursos naturais, mas também fortalece a resiliência das comunidades e promove um ambiente mais saudável e seguro para todos”, conclui Paulino.
 
Aceiro negro
Uma das estratégias adotadas pela Semad é a confecção de aceiros negros no perímetro dos parques estaduais. A partir de uma queima controlada, em ação que envolve servidores da secretaria, corpo de bombeiros e integrantes de outras brigadas, é feita uma redução de material orgânico com potencial para início de incêndios descontrolados.
 
Recentemente, a Semad iniciou uma ação para confeccionar aceiros negros na parte externa do Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp) e do Parque Estadual do João Leite (Pejol), às margens da rodovia BR-153, na região metropolitana de Goiânia. Nesta semana, a ação será continuada. A extensão da área a ser queimada é de 15 quilômetros.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351