Ludymila Siqueira
Goiânia - Os quatro turistas que desapareceram, no domingo (30/6), ao entrar na Caverna 1 no Parque Estadual Terra Ronca, em São Domingos, foram localizados por equipes de buscas no início da tarde desta segunda-feira (1º/7), afirma a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semad). As vítimas foram encontradas com vida e sem ferimentos.
Dentre os desaparecidos havia um idoso de 64 anos, que tem mobilidade reduzida. Ele estava acompanhado de mais três homens, que têm idades entre 23 e 30 anos, sendo que um deles sofreu acidente de moto há dois dias e estaria com o joelho lesionado.
Os quatro turistas são moradores do município de Posse e região.
Entenda o caso
Segundo informações iniciais, o grupo teria entrado na caverna sem acompanhamento de guia turístico, o que é, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad), proibido.
Os turistas teriam entrado no parque às 14h20 de domingo (30/6), e o último contato deles com a família teria sido registrado às 22h30, quando relataram que estavam com frio.
Leia mais:
Idoso de 64 anos está entre desaparecidos em caverna no Parque Terra Ronca
Turistas desaparecem após entrarem em caverna no Parque Estadual Terra Ronca
Mais informações sobre o Parque Estadual de Terra Ronca
O parque foi criado em 1989, delimitado em 1996. Ele guarda belíssimas cavernas, espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção, rios, cachoeiras e sítios ecológicos de tirar o folêgo, com reconhecida importância turística.
Estima-se que existam mais de 200 cavernas no interior do Peter - um dos conjuntos espeleológicos mais importantes da América do Sul. Estão lá três das dez maiores cavernas do Brasil, além da que tem o 5º maior portal do País.
Em 2023, a Semad aprovou o Plano de Manejo Espeleológico do Parque Estadual de Terra Ronca (Peter). É um documento que estabelece normas para o zoneamento e uso de cavernas no parque, além de regras para implantação das estruturas físicas necessárias à gestão.