Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Diante de irregularidades

Justiça suspende concurso que aprovou 297 professores em Abadia de Goiás

Ao menos 60 profissionais já estão trabalhando | 26.03.24 - 20:18 Justiça suspende concurso que aprovou 297 professores em Abadia de Goiás (Foto: Reprodução Twitter)

A Redação

Goiânia
- O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) decidiu, nesta terça-feira (26/3), suspender o concurso público que aprovou, no ano passado, 297 professores em certame realizado pela Prefeitura de Abadia de Goiás. A sentença é uma resposta a um pedido do Ministério Público estadual (MPGO), que apontou diversas irregularidades na aplicação e correção das provas por parte do Instituto de Tecnologia e Educação Ltda. A resolução afeta apenas os candidatos que concorreram para cargos de nível superior.
 
De acordo com o promotor de Justiça Wesley Branquinho, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Guapó (comarca da qual faz parte Abadia de Goiás), uma ação civil pública, que teve como base mais de 40 denúncias recebidas pelo MPGO, foi proposta por conta de inconformidades relacionadas à leitura dos cartões de resposta e correção das redações. 

"Na prova objetiva, as classificações ficaram erradas, sendo que pessoas com menos pontos, que deveriam ser desclassificadas por não atingir a pontuação mínima, ficaram em melhores posições, obtendo, inclusive, classificação para correção e pontuação da prova de redação", explica, apontando ainda que o texto, programado no edital para ser do tipo dissertativo-expositivo, sofreu uma mudança no dia da prova, passando a ser dissertativo-argumentativo. 
 
Na ativa
Branquinho ainda destaca que ao menos 60 professores aprovados no concurso já estão no exercício do cargo. Ele alega que "a manutenção desses profissionais pode acarretar danos, já que eles não foram regularizados e adequadamente habilitados para o exercício da função estatal da escolarização de crianças, muitas delas hipervulneráveis."
 

Assim, com a decisão do TJGO, tanto os professores que já estão trabalhando quanto os que estavam aguardando chamamento público, deveram ter os resultados suspensos. O poder judiciário fixou ainda, o prazo de 90 dias para a adoção de medidas administrativas por parte do município de Abadia de Goiás. 

Diante das denúncias, a orientação é para que os cartões de respostas sejam corrigidos novamente, e as provas de redação, refeitas.  

Leia mais 

Prefeitura convoca 248 professores para rede de ensino em Goiânia
Governo de Goiás abre seleção para instrutores da Escola de Governo

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351