Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiânia e Região Metropolitana

RMTC reforça promessa de substituir 865 pontos de ônibus nos próximos 2 anos

Concreto dará lugar à estrutura metálica | 28.02.24 - 21:51 RMTC reforça promessa de substituir 865 pontos de ônibus nos próximos 2 anos (Foto: Divulgação RMTC)

A Redação

Goiânia
- Reforçando o compromisso de substituir todos os 865 abrigos de concreto da rede de transporte coletivo de Goiânia e da Região Metropolitana por estrutura metálica até 2026, a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) divulgou nesta quarta-feira (28/2) um balanço do trabalho realizado desde o final de janeiro. Ao todo,  mais de 300 pontos de parada já passaram por construção, recuperação ou revitalização. As ações integram o projeto Nova RMTC, lançado no início do ano e têm o objetivo de oferecer mais segurança aos usuários. 
 
De acordo com o subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Miguel Angelo Pricinote, com a nova gestão já foram realizados 865 laudos periciais em abrigos de concreto, com a finalidade de identificar as condições da estrutura. Desse total, verificou-se que 230 estão em estado crítico e serão demolidos em breve. Novos abrigos serão construídos nesses locais. Todos os 865 pontos de concreto serão substituídos por estrutura metálica até 2026. 
 
Outra ação foi a conservação de 96 pontos de ônibus – com serviços de manutenção preventiva como a limpeza, iluminação e acessibilidade dos locais de embarque e desembarque dos passageiros. Outros 54 abrigos passaram por reforma, com a substituição de peças danificadas, a pintura e a instalação de novos elementos de conforto e segurança, como bancos, lixeiras, câmeras e sensores. 
 
Nova identificação
Mais de cem pontos de ônibus ganharam nova identificação, com o intuito de disponibilizar aos usuários informações sobre as linhas, os horários e os itinerários dos ônibus. A ideia é facilitar e melhorar as viagens dos passageiros. 
 
Além disso, serão construídos 51 novos abrigos para atender a demanda dos usuários, com padrão moderno e sustentável. No total, cerca de 7 mil abrigos vão receber melhorias e, pela primeira vez, terão investimentos permanentes para recuperação e conservação.
 
“Essas ações fazem parte do projeto Nova RMTC, que tem como objetivo recuperar e requalificar a prestação dos serviços de transporte público coletivo de passageiros na região metropolitana de Goiânia, em benefício dos usuários e da mobilidade urbana”, afirma Pricinote. 
 
A Nova RMTC é uma política pública instituída pela Deliberação da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) nº 09, de 27 de outubro de 2023, e compreende nove iniciativas, entre elas a renovação de toda a frota de veículos convencionais e a recuperação, renovação e manutenção da infraestrutura de transportes do Eixo Anhanguera.

Leia mais
Goiás destaca subsídio que mantém preço da passagem de ônibus congelado
Goiás vai reforçar segurança de passageiras mulheres no transporte coletivo

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351