Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

referência

HGG atinge a marca de 889 transplantes renais realizados em Goiás

6 procedimentos ocorreram no carnaval | 15.02.24 - 19:54 HGG atinge a marca de 889 transplantes renais realizados em Goiás (Foto: Governo de Goiás)
 
A Redação

Goiânia
- Referência quando o assunto é transplante renal, o Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), em Goiânia, alcançou durante o feriado de carnaval a marca de 889 procedimentos realizados desde a sua habilitação, em 2017. É que no início da semana, a equipe de saúde da instituição devolveu a esperança de vida para seis pacientes.

Duas das cirurgias foram na modalidade intervivos, quando o doador está vivo e normalmente é um familiar. Os outros quatro procedimentos foram possíveis devido a órgãos captados pela rede de transplantes. 
 
Júlio César Soares Barreto, médico nefrologista e um dos profissionais responsáveis pelos transplantes intervivos do feriado, informou que os pacientes apresentavam quadros de hipertensão arterial e diabetes e essas duas condições são algumas das principais causas dos quadros de insuficiência renal que levam à necessidade de transplante. “A qualidade de vida dos pacientes cai com a perda da capacidade dos rins, principalmente com a hemodiálise”, explicou. 
 
No caso do transplante intervivos, também não há nenhum risco para a saúde para quem doa o órgão. Júlio Cesar Barreto ainda esclarece sobre a seriedade do sistema de transplante brasileiro. “No Brasil, os transplantes são extremamente controlados, um dos programas mais sérios do mundo. Além disso, dialogar com a família e mostrar o desejo em ser um doador de órgãos faz com que essa corrente do bem nunca acabe”, completa. 
 
Leia mais
HGG recebe habilitação para Serviço Transexualizador em Goiânia

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351