Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Infraestrutura

Avenidas do centro de Goiânia recebem obras de restauração asfáltica

Iluminação pública também será modernizada | 24.11.23 - 15:13 Avenidas do centro de Goiânia recebem obras de restauração asfáltica (Foto: Jucimar de Sousa)

A Redação

Goiânia -
As obras de restauração do pavimento asfáltico, das calçadas e da modernização da iluminação pública com lâmpadas em LED em 30 ruas e cinco avenidas do Centro de Goiânia foram lançadas na manhã desta sexta-feira (24/11) pelo prefeito da capital, Rogério Cruz. As ações estão incluídas no Programa Centraliza, que visa requalificar a região Central da Capital e conta com sete eixos temáticos com ações voltadas à moradia, lazer, trabalho, comércio, educação e investimentos. 

“O Programa Centraliza é aguardado há décadas e nasceu para trazer de volta a vida ao Centro de Goiânia. Conversamos com mais de 20 entidades para compreender as necessidades da região e construir um programa abrangente, que sane problemas e requalifique essa região tão importante”, afirmou o prefeito Rogério, que ressaltou ainda que determinou à Guarda Civil Metropolitana (GMC) que amplie as ações de segurança, que sejam realizados eventos culturais, esportivos no setor e a instalação de uma decoração especial de Natal. 
 
Além das 30 ruas previstas no projeto, a Prefeitura de Goiânia divulgou que vai fazer a recuperação asfáltica das Avenidas Araguaia, Tocantins, Paranaíba, 74 e 68. O trabalho será realizado por blocos de ruas, para causar o mínimo impacto possível no trânsito. As obras vão até abril do próximo ano por meio do Programa 500 KM, executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). 
 
Também ficará a cargo da Seinfra a recuperação das calçadas deterioradas do Centro da capital. "Naquelas que estiverem em boa condição, já com piso tátil, não haverá intervenção. As que estão em boa condição, sem piso tátil, haverá o corte para colocação do mesmo. E as que estão totalmente danificadas, serão reconstruídas já com piso tátil", explica Alexandre Garcês de Araújo, secretário executivo da Seinfra. 

Leia mais:
Rogério Cruz recebe Comenda Deputado Constituinte Antônio de Jesus Dias
 
Em nome do setor produtivo, o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO),  Felipe Melazzo,  ressaltou que o Programa Centraliza atende às principais necessidades da região. “Isso é uma cidade inteligente, uma cidade em que o cidadão possa utilizar aquilo que já existe para facilitar o seu dia a dia. O setor empresarial e o Fórum Goiano da Habitação enxergam esse programa como o melhor da gestão do prefeito Rogério. Pode contar com o apoio de todos os empresários do setor imobiliário, do comércio e da indústria. Nós estamos juntos e vamos apoiar esse projeto, potencializando a requalificação do Centro trazendo empresas, emprego e distribuição de renda para que a população possa ter uma vida mais digna na cidade de Goiânia”, disse. 
 
Programa 
O Programa Centraliza foi lançado pelo prefeito Rogério no dia 23 de outubro, em evento na Estação Ferroviária e visa requalificar a região Central de Goiânia. Ele conta com sete eixos temáticos com ações voltadas à moradia, lazer, trabalho, comércio, educação e investimentos e inclui ações como: o novo conceito de área azul; implantação de câmeras de segurança; criação e revitalização das ciclofaixas; revitalização da sinalização turística; ativação do teleférico do Mutirama; revitalização dos prédios em Art Déco; requalificação dos mercados municipais; realização de atividades esportivas, como corridas de rua e passeios ciclísticos, todos os domingos; modernização da iluminação; remoção de fios irregulares 
 
O projeto inclui ainda benefícios fiscais para comerciantes que readequarem as fachadas e engenhos publicitários, como a isenção do IPTU, sendo 100% por 3 anos e 40% por mais 2 anos. Os imóveis comerciais que passarem por processos de retrofit, restauração que preserva a arquitetura original, receberão 100% de isenção do IPTU por 5 anos e 40% por mais 3 anos. Já os imóveis comerciais das áreas de potencialidades econômicas receberão isenção total do ITBI nas transmissões registradas no cartório competente dentro de um prazo máximo de 5 anos. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351