A Redação
Goiânia - O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, reinaugurou na tarde desta quarta-feira (4/10), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santo Afonso, localizado na Vila Aurora Oeste. A unidade, que passou por um processo de reordenamento, integra um projeto liderado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs) e pela Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), cujo objetivo é transformar Núcleos de Assistência Social (NAS), em busca de uma assistência mais eficaz e abrangente às comunidades locais.
Ao todo nove unidades irão participar do projeto da administração municipal. O Cras Santo Afonso, que antes atendia cerca de 200 famílias, passou por melhorias, incluindo reparos no telhado, pintura em toda a estrutura e a criação de uma horta comunitária. Agora, com sua capacidade expandida, a unidade tem o potencial de atender até mil famílias.
Na ocasião, Rogério Cruz destacou a parceria com o Governo Federal e enalteceu o aumento nos investimentos e atendimentos, além dos projetos em diversas áreas de assistência social. “Esse é mais um trabalho que estamos realizando em parceria com o Governo Federal. Com essa unidade transformada em Cras, os atendimentos serão ampliados, além das possibilidades de investimentos que a unidade passa a poder receber. São recursos disponíveis com o desenvolvimento de projetos em diversas temáticas de assistência social, além de emendas por parte de parlamentares”, disse, ao frisar que a unidade terá mais condições de cuidar dos idosos, crianças e de famílias em situação de vulnerabilidade que necessitam do poder público.
A titular da Sedhs, Maria Yvelônia, enfatizou a importância do reordenamento, ressaltando que as novas localizações dos Cras são estrategicamente escolhidas para atender às demandas e necessidades da população em situações de vulnerabilidade e risco social. “Os Cras desempenham um papel fundamental na oferta do Programa de Atenção Integral à Família (Paif) e na gestão da proteção básica em seus territórios”, disse a secretária.
A coordenadora do Cras Santo Afonso, Jasimar Alves, expressou sua satisfação com a transformação. Ela enfatizou a importância da inclusão de uma equipe técnica e a implementação de programas vitais, como o de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). “Agora estamos conectados ao Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e seremos beneficiados por mais políticas assistenciais do Governo Federal”, disse.
Cras
Os Cras são unidades integrantes da Assistência Social, responsáveis pelos atendimentos e acompanhamentos de famílias e indivíduos que vivenciam contextos de vulnerabilidade social. Nas unidades, os cidadãos também são orientados sobre os direitos de acesso aos benefícios assistenciais e podem se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Além dos moradores locais, a cerimônia contou com a presença de vereadores, secretários municipais e da primeira-dama de Goiânia, Thelma Cruz. Em um gesto solidário, 110 cestas básicas foram distribuídas às famílias assistidas pela unidade.