Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

África do Sul, Panamá e Haiti

Fecomércio-GO recebe embaixadores de três países em Goiânia

Oportunidades de negócios estiveram em pauta | 02.09.22 - 16:12 Fecomércio-GO recebe embaixadores de três países em Goiânia Presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi, recebeu o embaixador da África do Sul, Vusumuzi Mavimbela na terça-feira (30)(Foto: Divulgação)
A Redação 

Goiânia - 
 As oportunidades de negócios entre Goiás, África do Sul, Panamá e Haiti foram tema de encontros de trabalho da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-GO) com as embaixadas dos três países. As reuniões entre o presidente Marcelo Baiocchi, diretores e sindicatos marcaram o primeiro contato das nações com a entidade. Os eventos foram realizados na terça-feira (30/8) e também na quarta-feira (31).
 
Presidente da Fecomércio-GO , Marcelo Baiocchi recebeu o embaixador da África do Sul, Vusumuzi Mavimbela, na terça-feira (30). Na quarta-feira(31), a reunião foi com os embaixadores do Panamá, Miguel Lecaro, e do Haiti, Raquel Coupaud. O objetivo dos encontros foi apresentar as possibilidades de negócios a serem desenvolvidas entre Goiás e os três países. 
 
No almoço com representantes do país africano, o embaixador Vusumuzi Wellington Mavimbela afirmou o interesse em algumas áreas específicas, como a melhoria do empreendedorismo, além da criação e desenvolvimento dessa mentalidade nos cidadãos africanos. “Goiás possui muitas similaridades com a África do Sul e isso me deixou animado sobre as possibilidades. Mineração, agricultura e educação também são ramos em que estamos interessados, além da informatização, pois há muito o que pode ser feito nessa área. Seria interessante cruzar informações e sabermos no que podemos melhorar”, pontuou Vusumuzi Mavimbela.
 
Para o presidente da Fecomércio, esse é o primeiro contato com a África do Sul e a partir desse momento será formado um grupo para estudar e se aprofundar nas possibilidades de negócios. “Junto à Fecomex, podemos aproveitar para trazer outros segmentos, como o setor de combustíveis, e planejar uma missão até a África do Sul com os empresários que têm interesse em fazer investimentos e negócios com o país”, explicou Baiocchi.
 
A reunião teve as presenças da conselheira Econômica da Embaixada da África do Sul, Cecilia Iturralde; do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás, Tiago Freitas de Mendonça; do superintendente de Negócios Internacionais da SEDI, Alexandre Cesar Batista; da diretora da Fecomex, Camila Hermano; do presidente do Sindinformática, Marco Chaul; e de representantes do Sesc/Senac e empresários do ramo de tecnologia, software e startups goianas.
 
Energias renováveis
Ainda na tarde do dia 30, o diretor de Assuntos Institucionais da Fecomércio-GO, Simeyzon Silveira, recebeu o embaixador sul-africano e sua equipe para conhecer detalhes sobre interesse dos convidados em atrair investimentos para matrizes energéticas limpas, em especial a solar e a eólica. “Estamos fazendo a transição do uso do carvão mineral para as fontes renováveis”, afirmou Mavimbela.
 
Simeyzon Silveira lembrou que o Brasil tem longa tradição em uso de energias renováveis, citando a matriz hidrelétrica, e observou que os investimentos em energia solar vem crescendo internamente, em especial em Goiás. O diretor de Assuntos Institucionais disse que a Fecomércio-GO apresentará aos sindicatos da federação e a outras entidades empresariais o interesse da África do Sul pelos investimentos e intercâmbio de experiências em energias renováveis.
 
Ensino superior
A Fecomércio-GO também intermediou reunião entre a Embaixada da África do Sul, com a participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e instituições de ensino superior de Goiás para a articulação de um consórcio na área de tecnologia da informação. Participaram representantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e do Instituto Federal de Goiás (IFG).
 
Panamá e Haiti
Em apresentação aos participantes do encontro no dia 1º de setembro, os representantes do Panamá abordaram os principais atrativos econômicos daquele país, como os setores de exportação, o fato de possuir 20 zonas francas, mais de 170 multinacionais estabelecidas desde 2007, marco regulatório flexível e sem restrição de fluxo de entrada ou saída de capitais, seus hubs de inovação, indústrias criativas, logístico e digital e o fato de oferecerem ponto de acesso único à América Latina e Caribe.
 
Ao apresentar as potencialidades do seu país, a embaixadora Raquel Coupaud elencou o fato de, frequentemente, ocuparem o primeiro lugar como produtores de óleo vetiver, utilizado principalmente na produção de perfumes, a produção de café aromatizado com baunilha e rum, a existência de 120 variações de manga, o benefício de isenção de impostos para bens produzidos no país para exportação e as oportunidades para investimento em infraestrutura, agronegócio e serviços médicos.
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351