Ludymila Siqueira
Goiânia - Interditado desde o dia 24 de julho de 2021, o anel interno da Rua 82, que contorna a Praça Cívica, no Centro de Goiânia, passa por obras do eixo BRT Norte-Sul. A previsão inicial da prefeitura era de que o trecho ficaria pronto em 75 dias. As intervenções na pista, no entanto, ainda continuam no início de 2022 e, como foi adiantado pelo jornal A Redação, devem seguir até abril ou maio deste ano. Com isso, comerciantes, motoristas e pedestres enfrentam transtornos de acesso para a região Central da capital e reclamam das obras estarem paralisadas no local.
A equipe do jornal A Redação esteve, nesta terça-feira (18/1), por volta das 10h, no canteiro de obras e não encontrou movimentação de trabalhadores no local. Em nota enviada ao AR na tarde desta quarta-feira (19), a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) informou que, devido ao volume de chuvas registradas em Goiânia nos últimos dias, o solo no local das obras ficou "muito encharcado, o que inviabilizou a continuidade dos trabalhos". Além disso, a Seinfra diz que "diariamente realiza análise de umidade do solo no local e aguarda o enxugamento para continuidade dos serviços".
Travessia dos pedestres
Para solucionar uma reclamação recorrente dos pedestres na região da Praça Cívica, sobre a falta de um local adequado para atravessar e não ter de passar pelo canteiro de obras, uma lombofaixa foi instalada no local. O nome lombofaixa se refere a uma elevação no nível da faixa de pedestres no pavimento, como ocorre em uma lombada, para que o motorista veja com mais facilidade que naquele trecho da via é feita a travessia a pé e reduza a velocidade.
Transtornos no trânsito
Motoristas também comentam sobre o trânsito lento na região. Isso porque os bloqueios e desvios causam transtornos também nas ruas e avenidas próximas à Praça Cívica. Este é o caso da Rua 94, no Setor Sul, que teve o sentido alterado e tem registrado grande fluxo de veículos. Com isso, moradores e comerciantes da região sofrem com o trânsito tumultuado.
Leia mais
Conclusão das obras do BRT na Praça Cívica fica para abril ou maio